Alistamento Militar 2021 – passo a passo se alistar online!

Última atualização em

Está procurando informações sobre como vai funcionar o alistamento militar 2021? Então confira estas informações e fique por dentro de quais são as obrigações quem deve fazer a solicitação e como proceder. Se você nasceu em 2003, então, deve se alistar ONLINE em 2021! O período de alistamento começa em 1 de janeiro e termina em 30 de junho.

São muitos jovens do sexo masculino ao completarem 18 anos, ficam um pouco confusos se é necessário fazer o alistamento, quais são as regras e o que é preciso. Confira este artigo e fique por dentro de informações importantes e também veja um passo a passo de como fazer o seu alistamento pela internet.

exército brasileiro
Alistamento militar 2021

Interessante dizer que você pode fazer o alistamento pela internet e depois comparecer a um quartel para completar a sua solicitação, já que é possível dar começo ao processo até mesmo sem sair de casa. Além disso, você também poderá acompanhar o alistamento militar diretamente pela internet.

Continue lendo este artigo e obtenha mais informações sobre quem deve ser alistar ou não.

Existem vários perfis de jovens que estão completando ou recém completaram 18 anos, e em alguns casos é possível obter a dispensa do serviço militar. Entretanto, mesmo que o jovem tenha dispensa do serviço militar ele deverá se apresentar e receber a dispensa formal.

Vale lembrar que o alistamento é obrigatório, mas apenas para todo jovem do sexo masculino, mulheres podem se alistar também, entretanto é facultativo.

Como funciona o alistamento militar 2021?

os jovens na junta militar
como funciona para se alistar

O primeiro passo é fazer a inscrição online, depois comparecer ao quartel mais próximo para confirmar as datas de começar no serviço militar ou então da dispensa ou isenção. Quem é dispensado ou está isento do serviço militar?

  • Mulher: Embora todas as mulheres brasileiras possam participar do serviço militar, ele não é obrigatório.
  • Arrimo de família: Se o rapaz de que completou 18 anos for o único filho do sexo masculino da família, ele não é obrigado a prestar serviço militar, mas é obrigado a se alistar, fica isento do cumprimento da obrigação. Além disso, o rapaz precisa ser o único responsável pelo sustento da família para ser dispensado.
  • Deficiente: Se o jovem tem algum tipo de deficiência física ou mental, estará isento do serviço militar.

Vale lembrar que, mesmo o jovem sendo deficiente ou arrimo de família, deverá fazer o alistamento para o exército. Entretanto, nestes casos ele fica dispensado de servir ao exército, mas poderá ser solicitado o comparecimento a cerimônia cívica de juramento a bandeira, onde receberá o certificado de dispensa.

Então, em resumo, todos os jovens que completarem 18 anos deverão se alistar (é possível fazer o procedimento pela internet). O alistamento deverá ser feito no ano que o jovem completar 18 anos, o jovem não deve esperar passar o aniversário de 18 anos para fazer o alistamento.

Caso, ele seja dispensado será em um processo interno do quartel, em condições já previstas em lei, não se trata de algo arbitrário. O jovem que não cumprir suas obrigações legais fica sujeito a restrições e multas.

Já que caso esteja em débito com as obrigações de alistamento não poderá emitir passaporte, carteira de trabalho, nem assumir concurso público.

Qual é o seu perfil para o alistamento militar 2021? Quais são os procedimentos?

EB na ceremonia

Quando você visita a página inicial do alistamento militar 2021, você vê claramente que existem mais de uma situação/ contexto, que definem o perfil do jovem e os procedimentosque ele deverá ter. Veja mais informações a seguir.

  • Moro no exterior e não possuo CPF

Se você é brasileiro, mas está residindo em outro país, terá procedimentos próprios para ficar quite com as obrigações militares. Vale lembrar que este procedimento é importantíssimo, e você deverá observa-lo, até por que poderá levar a perda de passaporte emitido no Brasil e gerar problemas diversos.

Para mais informações acesse o site oficial com o direcionamento de como lidar com esta situação.

  • Arrimo de família

Já vimos anteriormente que ser arrimo de família é uma situação que gera dispensa de obrigação militar. Entretanto, é necessário provar estas condições com documentos, já que o jovem deverá ser o único do sexo masculino da casa e também ser o exclusivo responsável pelo sustento da família.

Será necessário apresentar o requerimento de dispensa de incorporação de arrimo, para mais informações visite também a página específica.

  • Nome social

Caso você tenha um nome social é diferente do nome oficial, geralmente utilizado por transexuais ou travestis. Quem se encontrar nesta situação pode utilizar o nome social para integrar o exército.

Entretanto, é necessário seguir o procedimento adequado e fazer a solicitação junto ao alistamento. É necessário preencher um requerimento e levar outros documentos obrigatórios.

  • Portador de deficiência física aparente

Vale lembra que deficiências que não interferem no dia-a-dia, ou na capacidade de acompanhar o treinamento. Mas, caso você julgue que possui deficiência incapacitante, deverá preencher um requerimento e atestado, para depois comparecer a junta militar. Você também pode acessar a página oficial e ter maiores informações.

Caso você não se encaixe em nenhum destes perfis veja este tutorial.

Leia também:

Passo a passo para fazer o procedimento de alistamento militar

página inicial - quero me alistar

Não fique na dúvida veja como fazer o seu alistamento sem dificuldades!

1º Passo: Acesse o site https://www.alistamento.eb.mil.br/

2º Passo: Clique em “alistamento militar”

escolher sua situação

3º Passo: Forneça as informações

coloque cpf etc

  • CPF
  • Data de nascimento
  • Nome da mãe

4º Passo: Faça login no sistema

5º Passo: Forneça as informações conforme sejam solicitadas, procure sempre conferir os números antes de ir para a próxima tela, já que as informações deverão ser posteriormente provadas.

6º Passo: Espere a resposta do sistema, que poderá ser:

  • Solicitação para o comparecimento a um quartel próximo: Caso você seja pré-selecionado para comparecer, vá até o quartel indicado, caso nenhum seja indicado vá até o que é mais próximo da sua casa.
  • Dispensa por excesso de contingente: podeacontecer da sua região ter mais candidatos que vagas no quartel, neste caso você será dispensado, mas deverá comparecer a cerimônia de juramento a bandeira.

#Dica: Se você precisa comparecer a um quartel do exército e não sabe onde fica o mais próximo a sua casa, veja a página do exercito brasileiro e veja onde fica o quartel que você deverá comparecer. Nesta página eles ficaram divididos por estado, assim que você clicar sobre o link do seu estado, será possível ver os quarteis da sua região.

Conclusão

Enfim, neste artigo você ficou por dentro de informações importantes sobre o alistamento militar 2021, não é verdade? Lembre que se completou 18 anos, deve fazer seu alistamento online! Comente conosco sua opinião e compartilhe com os amigos as novidades também.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *