Colégio Militar de Salvador (CMS) – concurso de admissão, inscrição

Está procurando informações sobre o Colégio Militar de Salvador? Confira este artigo e descubra informações importantes sobre como funciona o processo de admissão, quais são os critérios de seleção e as regras para passar a estudar nesta escola.

colégio militar de salvador

Vale lembrar que o Colégio Militar de Salvador faz parte da educação pública, mantido pelo governo e, portanto, é um serviço educacional prestado de forma gratuita. Entretanto, por ter vagas limitadas e muita procura, existe um processo de admissão.

Primeiro, vamos ver as informações mais importantes:

  1. Calendário: as inscrições devem começar em agosto, provas acontecerão em outubro. Devido ao coronavírus, poderão ter adiamento.
  2. São ofertados 40x vagas, 30x para 6° ano do Ensino fundamental e 10x para 1° ano do ensino médio

Colégio militar de Salvador

estudante na praça cms

Ao todo no Brasil existem vários colégios militares, que possuem uma educação rigorosae um bom nível de qualidade no ensino, até por isso, que as vagas são tão procuradas e existe tanta concorrência.

São muitos os jovens e crianças que almejam entrar no Colégio Militar de Salvador, entretanto, para ter mais chances os alunos devem se preparar de antemão para as provas de matemática, português e redação.

As provas geralmente não são fáceis, mas estão de acordo com o nível de conhecimento que o aluno deveria ter, considerando a série anterior a do ano que pretende entrar.

Por exemplo, se a criança quiser entrar na 6ª série terá uma prova de conhecimentos necessários até a 5ª série, já para quem procura entrar no ensino médio, terá que fazer uma prova que abarque os conhecimentos de todo o ensino fundamental.

Leia o edital CMS

Como funciona o processo admissional do Colégio de Salvador (CMS)?

edital do concurso da admissão cms

É possível utilizar duas formas para entrar nesta escola, veja só como funciona:

1 – Dependentes de militares: é legalmente amparado pelo regulamento aprovado através da portaria nº 42, de 6 de fevereiro de 2008, que que for dependente em idade escolar de militares das forças armadas (em exercício), ter vagas em escolas militares. Este benefício se justifica por facilitar a vida de quem tem que se descolocar com frequência por motivo do trabalho militar.

2 – Concurso de admissão: através de provas e critérios é admitida a entrada de dependentes de civis também, veja a seguir como funciona.

  • São realizadas provas de matemática, português, redação e exame físicos: nesta fase os alunos são testados e apenas os que forem melhor classificados e aprovados dentro das vagas, serão chamados para integrarem a escola militar.
  • É possível entrar para o ensino fundamental na 6ª série ou então no ensino médio no 1º ano. Não existe outra forma de ingresso, ou maneira de um dependente civil fazer parte da escola, a não ser pelas provas admissionais para as séries em questão.
  • As vagas disponíveis em cada ano dependem do quanto o Colégio tem disponível de recursos humanos, tecnológicos e estruturais para atender os alunos. Portanto, não existe quadro fixo de vagas, o número pode variar de ano para ano.

Quais são os requisitos do processo seletivo e como funcionam as provas?

estudante aprovados no concurso admissão cms

Existem requisitos básicos, que o cumprimento é obrigatório:

  • Ser brasileiro, o aluno deveránecessariamente ter nacionalidade brasileira.
  • Idade compatível com a matrícula, se para a 6ª série ou para o primeiro ano do ensino médio. Para o ensino fundamental é obrigatório que se tenha menos que 13 anos, enquanto que para o ensino médio, tenha menos de 18 anos.
  • Já ter já concluído ou estar cursando o ano anterior ao que pretende cursar no Colégio Militar de Salvador. Para fazer a prova para entrar na sexta série, precisa estar cursando ou ter concluído o a 5ª série. Já para poder cursar o 1º ano do ensino médio, é preciso estar cursando ou ter concluído o último ano do ensino fundamental, o nono ano.
  • Outra exigência básica é nunca ter sido desligado de um Colégio Militar por indisciplina. Como uma das marcas de um CM é justamente a rigorosa disciplina é necessário que o aluno não tenha saído anteriormente de um CM por causa de má disciplina, pois a conduta do aluno tem grande peso em um Colégio Militar.

Afinal de contas, como funciona a prova? Veja a seguir as etapas:

  • Inscrição no processo seletivo: e necessário realizar a solicitação de participação do processo seletivo, as inscrições sempre vão abrir na metade do ano e cumpre aos responsáveis realizar o processo pela internet.
  • Prova de matemática: a primeira etapa do processo seletivo, consiste em resolver questões de matemática, a prova acontece em um determinado dia, para poder realizar a próxima prova o aluno deverá ter um aproveitamento superior a 50% da prova.
  • Prova de português: junto com a pontuação de matemática é ela é utilizada para classificar os alunos em ordem crescente na lista dos aprovados para o exame médico.

Considerações finais e conclusão

Interessante dizer que para os que almejam entrar no Colégio Militar de Salvador é preciso buscar também resolver provas anteriores, disponíveis na própria página da oficial, além de ler bons livros sobre os conteúdos cobrados. É importante uma boa preparação, já que ou o aluno entra no Colégio da 5ª para a 6ª série ou no início do primeiro ano.

Além disso, como vimos existem casos específicos onde filhos de militares podem obter vagas a partir das regras do próprio regulamento da escola.

Também é interessante dizer que embora não exista uma data específica para a abertura das inscrições, geralmente na metade do ano o site fica disponível para as inscrições. Portanto, quando o aluno (a) estiver na metade do 5º ano ou do 9º ano será necessário realizar as inscrições.

Enfim, podemos concluir que é uma oportunidade importante para os alunos que procuram educação de qualidade, que além disso, é gratuita. E também, além da qualidade é importante dizer que são ensinados valores cívicos, éticos e sociais, importantes ao pleno exercício da cidadania.

Por fim, vimos quais são os critérios para entrar no Colégio Militar de Salvador (CMS), além de vermos um pouco melhor como funciona a prova. Gostou das informações e novidades? Então não deixe de compartilhar o artigo e de comentar conosco a sua opinião.

Quem leu este artigo também gostou:

Vai fazer a prova do Colégio Militar de Salvador (CMS) este ano? Como está sua preparação?

Tabela de vagas por Colégio militar 2021

Siga a tabela atualizada sobre as vagas ofertadas para ingresso 2021 nos colégios militares do brasil.

Distribuição das vagas por Colégio Militar (CM)
Região 6º ano (EF) 1º ano (EM)
Brasília DF 25 10
Belo Horizonte MG 35 15
Curitiba PR 30 5
Campo Grande MS 10
Fortaleza CE 40 10
Juiz de Fora MG 30
Manaus AM 25 10
Porto Alegre RS 35 5
Recife PE 30
Rio de Janeiro RJ 40 10
Salvador BA 25
Santa Maria RS 25 10
São Paulo SP 20
Belém PA 30 5

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *