Cursos Técnicos Senac – como funciona para fazer a sua inscrição

Revisado em 23 de abril de 2020

Você está procurando informações sobre os Cursos Técnicos Senac? Veja este artigo e fique por dentro de como funcionam os cursos do Senac, as modalidades de ensino, preços e como fazer a sua inscrição. Afinal de contas, porque investir tempo e dinheiro em um dos cursos técnicos do Senac? Descubra a seguir.

O Senac faz parte do “Sistema S” de ensino, que prepara os alunos para o mercado de trabalho. A sigla significa Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, então o objetivo de toda a estrutura criada ao redor do Senac é justamente criar profissionais habilitados e capazes de atuar nos comércios brasileiros.

logo senac 2021
Como funciona

Embora o Senac faça parte da estrutura governamental – por sua importância, ele não é financiado por recursos federais. Algumas empresas tem a obrigação de contribuir para o “Sistema S”, mas o sistema é mantido de forma direta pelo pagamento das mensalidades dos alunos matriculados.

Em alguns casos são distribuídas bolsas, que podem ser custeadas por empresas com interesse na formação daquele tipo de profissional. Mas, geralmente os cursos são pagos mensalmente pelos estudantes.

O Senac foi criado ainda em janeiro de 1946, portanto tem anos de experiência e formação de profissionais, e com certeza já formou vários cidadãos capacitados para trabalhar no comercio de bens e serviços.

Como funcionam?

cursos ténicos senac
cursos ténicos senac

Os cursos técnicos do Senac, formam profissionais em nível técnico nas mais diversas áreas, tais como:

  • Comércio
  • Design
  • Gestão
  • Informática
  • Meio Ambiente
  • Segurança
  • Turismo

Como o curso técnico geralmente tem duração de 2 anos e você aprende na prática como exercer a profissão pretendida. Os cursos presenciais, dependerão muito de sua região e de quais são as demandas dos comércios do seu estado.

Cada Senac tem uma representação estadual, por isso que caso você tenha interesse em fazer um curso presencial deverá buscar o Senac do seu estado. Por exemplo, existe:

Cada um destes Senac faz parte do Senac geral, mas cada um deles tem uma determinada forma de atuação, mais direcionada as próprias necessidades de cada um dos estados. Por exemplo, no Senac SP você vai encontrar bastantes cursos para formação gerencial.

Já se outro estado, como Rio de Janeiro, trabalhar mais com turismo, haverão outros cursos presenciais direcionados a prestação de serviços turísticos como hotelaria e outros. No Senac existem professores qualificados e comprometidos com a qualidade de ensino.

Além disso, existem também os cursos de informática e tecnologia, onde é possível que você alcance conhecimentos tecnológicos, que são multidisciplinares e podem te trazer mais possibilidades, além do comércio.

Quais as modalidades de ensino dos Cursos Técnicos Senac?

uma sala de senac SP
Alunos jovens na sala senac

Existem os cursos EAD e presenciais, como já falamos os cursos presenciais disponíveis dependem muito do seu estado e do que o comércio dele é feito.Já os cursos EAD permitem que o aluno tenha acesso aos mais diversos cursos, sem sair de casa.

Importante lembrar que estudar online pode ser bem interessante, e você consegue:

  • Seguir o ritmo de estudos que você considerar melhor
  • Rever as aulas que achar interessante
  • Tirar dúvidas nos fóruns
  • Ajustar o horário de estudo ao seu momento
  • Fica mais fácil de estudar enquanto trabalha ou desenvolve outras tarefas

Além disso, existem vários cursos técnicos do Senac que você pode fazer de forma digital, geralmente os cursos técnicos EAD podem ser feitos em qualquer unidade da federação, contanto que tenha um polo na região.

Vale lembrar que embora o curso seja a distância você precisará comparecer ao polo para entregar documentos, fazer provas e, em alguns casos retirar o diploma.

Quais os cursos técnicos Senac eu posso fazer em casa? Veja a seguir dois cursos de exemplo para você entender melhor como funciona:

Técnico de Administração

  • Duração: 17 meses
  • Valor: R$ 145,00 em 27 vezes
  • Assuntos abordados: organização, logística, marketing, vendas, finanças, patrimônio, prestação de serviços, entre outros

Técnico em Transações Imobiliárias

  • Duração: 13 meses
  • Valor: R$ 145,00 em 23 vezes
  • Assuntos abordados:Vai aprender como realizar atividades de planejamento, controle execução, e ações de compra, venda, permuta e locação.

Durante o curso você tem acesso a um portal de ensino, onde estarão postadas suas atividades do seu curso, e onde você vai entregar trabalhos e acompanhar notas.

Afinal de contas, por que investir tempo e dinheiro em um dos cursos técnicos Senac?

tirar diploma senac
Muda sua vida com cursos técnicos

O primeiro grande motivo é investir no seu futuro e se preparar melhor para o mercado de trabalho. Então, é muito importante que você busque aprender mais para garantir a sua empregabilidade e possibilidade de se manter e melhorar as suas condições, veja só:

  • Pronto para o emprego – Como os cursos técnicos de qualidade, nos Cursos Técnicos Senac, as aulas são orientadas à prática de trabalho, então você já sai pronto para a atuação no mercado de trabalho.
  • Qualidade Senac– A instituição já está acostumada a prestar serviços e formar diversos profissionais a se adequarem e adquirirem habilidades necessárias as demandas dos comércios brasileiros.
  • Preços baixos– Os preços desta instituição são geralmente mais em conta que os cursos de outras empresas. Entretanto, a qualidade do Senac ainda assim se destaca.
  • Polos presenciais em várias cidades brasileiras– A instituição existe em diversas regiões do brasil, e é possível encontrar um polo até mesmo em regiões mais afastadas e com menos população.
  • Formação integral – São formadas no aluno as habilidades técnicas, mas, não somente estas, já que a formação procura ser holística para formar o profissional como um todo.
  • Empregabilidade – Geralmente, justamente por ser o caso de seu uma formação que tenha a educação voltada à prática profissional, por isso, a empregabilidade é alta.

Inscrições para Cursos Técnicos Senac

Para fazer a inscrição nos cursos, você deve:

  • Se for presencial: Procurar uma unidade na sua região, ver os cursos disponíveis e fazer a sua inscrição.
  • Se for a distância ou EAD: Você pode acessar a página https://www.ead.senac.br/ e fazer a sua inscrição, ou pesquisar na internet “Senac + seu estado”, e verificar outros cursos disponíveis para você.

Para conhecer os cursos disponíveis, carga horário e mais detalhes, você pode fazer tudo pela internet.

1° passo: Entre no site oficial do senac do seu estado, por exemplo: https://www.sp.senac.br/ No menu principal pode escolher cursos ténicos

passo_1 para inscrever no cursos tecnico senac

2° passo: conheça os cursos disponíveis pela cada categoria. Clique e entre.

passo_2 para inscrever no cursos tecnico senac

Passo 3: Veja os objetivos, requisitos e carga horária, modalidade, e, até quanto precisa investir

passo_3 para inscrever no cursos tecnico senac

Compre e inscreva-se.

Quem leu este artigo também gosta:

Conclusão

Enfim, neste artigo você ficou por dentro de como funcionam os cursos técnicos Senac, quais as vantagens e como fazer a sua inscrição. Por fim, comentamos porque é tão importante fazer a formação e buscar o crescimento profissional.

Gostou da novidade? Comente conosco sua opinião e compartilhe com os amigos as novidades!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *