EJA 2021 – como se inscrever numa escola municipal e estadual

Revisado em 20 de novembro de 2020

Não está mais na escola? Parou porque começou a trabalhar ou desistiu porque não teve o rendimento que esperava? Mesmo que você tenha deixado a escola no tempo de estudar ou,algo aconteceu e te impediu de continuar, o EJA é uma oportunidade de voltar às aulas.

eja - educação para jovens e adultos

EJA é uma sigla para “Educação de Jovens e Adultos” é especialmente formulada pensando em pessoas que ocupam o turno do dia com trabalho ou afazeres. As aulas acontecem durante a noite, permitindo que os alunos tenham flexibilidade maior de tempo.

Quais as séries que estão disponíveis para estudar através do EJA?

sala de aula eja 2021

O EJA atende todas as séries da educação básica, por isso, atende todo o ensino fundamental e médio. Portanto, será útil tanto para os alunos que precisam dos primeiros passos da alfabetização, quanto aqueles que estão concluindo o ensino médio.

Além disso, o EJA está disponível através da rede pública de ensino, ou seja, pode ser gratuito. A estrutura e professores, geralmente é a mesma da escola comum, a diferença é a turma e o turno em que eles estão disponíveis.

Algumas matérias podem mudar, como os alunos na grande maioria trabalham durante o período do dia, educação física e ensino religioso são opcionais. Já as matérias consideradas mais basilares como matemática, portugues e as ciências (história, biologia, geografia, química e física), são obrigatórias.

Os horários costumam ser mais flexíveis, em alguns casos pode até ser em parte EAD, mas a forma de educação do EJA é bastante regionalizada. Vale lembrar que para que o diploma para ser válido precisa ser de uma instituição de educação reconhecida e chancelada pelo MEC.

Como participar do EJA 2021?

um estudante homem adulto

Existem basicamente três formas de estudar no EJA e conseguir seu diploma de formação do ensino fundamental ou médio. Confira só:

1 – Escolas públicas municipais

Ofertam desde a alfabetização básica até a escolarização do ensino fundamental. Como se trata de ensino público o acesso é gratuito. Pode haver necessidade de compra de materiais de utilização ou livros.

Geralmente existem todas as séries e, é obrigação do município proporcionar educação pública. Inclusive para jovens e adolescentes que iniciaram a vida laboral e precisam de educação no turno da noite.

Para fazer o EJA 2021 em uma escola municipal da sua cidade, procure a que seja mais perto da sua casa e se informe sobre os procedimentos. Além disso, você também pode procurar a secretaria municipal da educação da sua cidade.

Clique aqui para ver: matrículas municipais 2021

2 – Escolas públicas estaduais

Quem procura o EJA no ensino público estadual poderá encontrar as séries iniciais do ensino fundamental também. E, além disso, nas escolas estaduais será possível encontrar também os três anos do ensino médio para jovens e adultos, no turno da noite.

Nas escolas estaduais o acesso ao ensino é gratuito, o custo pode estar nos materiais ou livros.

Para começar o EJA, procure informações na escola estadual que seja mais perto da sua casa. Também é possível obter informações na secretaria estadual ou em um CREA sobre os procedimentos para começar a estudar no EJA do seu estado.

Clique aqui para ver: matrículas estaduais 2021

3 – Instituições de ensino privadas

Existem escolas da rede privada que proporcionam o EJA também, neste caso existe custo com mensalidade e matrícula. Sobre os custos, você pode procurar informações nas instituições perto do lugar onde você mora, ou em sites como o Educa Mais Brasil.

Encceja e EJA 2021: qual a diferença?

diferença entre eja e encceja

Tanto o EJA quanto o Encceja são destinados a jovens e adultos que procuram voltar aos estudos e alcançar o diploma do ensino médio ou fundamental.

Quais as semelhanças?

A principal semelhança é justamente o objetivo, afinal ambos são formas de tentar diminuir a evasão escolar e aumentar a escolarização. Na verdade, são alternativas diferentes para tentar levar os cidadãos a voltar à estudar e aumentar o nível de escolarização.

Além disso, tanto o EJA quanto o Encceja dão acesso ao conhecimento, e depois de cumpridos os pré-requisitos, ao diploma de conclusão também. Entanto, eles são estruturados de forma diferente, atendendo de uma forma mais ampla e completa o objetivo que tem em comum.

Como funciona o Encceja e o EJA 2021? Em que são diferentes?

O EJA são aulas adaptadas para adultos e adolescentes que já trabalham, são portanto a noite e tem estratégias educacionais diferenciadas. Depois de frequentar as aulas, de forma semelhante a que faria durante a idade escolar certa, com adaptações.

No EJA é necessário comparecer às aulas, realizar as provas, cumprir horários, marcar presença nas aulas e entregar trabalhos. Mas, os alunos contam com a ajuda de um educador durante o processo de aprendizagem.

Já o Encceja é na verdade uma prova, uma vez aprovado você alcança o certificado de conclusão que é emitido pelas secretarias estaduais de educação. O aluno tem a sua disposição apostilas de estudo para que possa estudar as lições e ficar preparado para a prova.

Leia também:

Dicas finais e conclusão

Se você quer voltar a estudar ou continuar estudando no período da noite, por causa dos afazeres do dia, faz muito bem em não deixar ou começar de novo a frequentar as aulas.

Estudar não é só uma possibilidade de conseguir um diploma, é também uma maneira de buscar desenvolvimento pessoal e profissional.

Desta forma o EJA é uma maneira eficaz de estudar, já que você conta com o conteúdo ministrado e também com a motivação dos colegas e professores. Cada cidade ou estado se organiza da própria maneira de aprendizagem.

Caso o aluno não tenha tempo ou prefira mais flexibilidade poderá optar por estudar com as apostilas do Encceja para se preparar para a prova e obter o diploma.

Concluindo, hoje neste conteúdo, você descobriu como funciona o EJA 2021, qual o objetivo e como participar. Vimos que você pode voltar a estudar em escolas municipais, estaduais ou particulares. Além disso, se você prefere estudar em casa pode optar por fazer a prova do Encceja. Legal, né?

Já sabe se vai fazer o EJA 2021? Já escolheu sua escola? Qual ano você quer voltar a estudar? Fala aí com a gente nos comentários!

Gostou das informações? Então, não deixe de compartilhar o conteúdo nas redes sociais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *