Escolas Cívico-Militares – inscrições, calendário, provas, matriculas

Revisado em 29 de julho de 2020

Já ouviu falar ou está procurando mais informações sobre como funcionam as Escolas Cívico-Militares? Continue lendo este artigo e descura o que é uma escola Cívico-Militar, como são as inscrições, o calendário e as matrículas.

Esta forma de educação está crescendo bastante nos últimos anos já que oferece mais qualidade no ensino e permite que os alunos tenham também uma educação mais rigorosa e com maior presteza pelos valores éticos e disciplina.

Escolas Cívico-Militares

programa Escolas Cívico-Militares

As escolas Cívico-Militares são uma mescla entre escolas tradicionais e a educação conhecidamente militar. A iniciativa foi Federal e os Estados e Municípios que demonstrassem interesse para participar do processo e receber participação de bombeiros e militares na educação teriam um acesso diferenciado a educação.

Interessante dizer que as Escolas Cívico-Militares são uma transformação e melhorias feitas em educandários já existentes. Logo, não é necessária a criação de uma estrutura completamente nova, antes é feito um afinamento para que a educação já existente melhore e aumente de qualidade. Interessante, não é mesmo?

Interessante comentar que em uma escola militar a gestão fica a cargo de militares. Enquanto que em uma escola cívico-militar, a direção fica a cargo de um pedagogo ou outro profissional da educação, com o auxílio dos militares e bombeiros no processo educacional.

Outro ponto importante é que a gestão de uma Escola Cívico-Militar é dividida entre a Secretaria de Educação e a Secretaria de Segurança Pública. Vale ressaltar que a Educação Cívico-Militar é um serviço gratuito, logo apenas escolas públicas podem aderir, até mesmo as fardas (uniformes) são custeadas pelo governo.

Além do mais também é interessante dizer que nenhuma Escola Cívico-Militar é igual, uma escola pode ser de certa forma diferente da outra, na organização e na integração dos serviços educacionais tradicional e militares. A nota média dasescolas Militares é de 6,9 enquanto que em uma escola pública tradicional é de 4,9 pontos.

Inscrições e Calendário das Escolas Cívico-Militares

estudante na escola civio militar

Importante lembrar que por ser um modelo ainda em implantação, e são iniciadas cerca de 54 novas Escolas Cívico-Militares por ano. Justamente por ser um processo novo ainda está se definindo, e portanto, não existe uma forma única de inscrições.

O processo de inscrição, por enquanto, vai depender da própria escola. Por exemplo, se a escola for municipal, o próprio município vai gerenciar a o processo de inscrição. Por outro lado, se a escola for estadual, é do estado a obrigação de manter o processo seletivo em dia.

Além do mais, esta forma de processar as inscrições pode mudar com o tempo, isso acontece pois o processo ainda está sendo implantado e passa por períodos de adaptação e mudanças até que a forma de operar seja estabilizada.

Quanto ao calendário, como o processo ainda está tomando forma, é preciso buscar na própria escola informações mais detalhadas sobre as datas de matrícula e inscrição. Vale ressaltar que os alunos que já participavam da escola antes dela aderir ao projeto, poderão continuar na mesma instituição ou mudar.

Para os alunos que vão querer entrar na escola, poderão haver regras próprias criadas pelo próprio Estado ou Município. Para não perder a vaga é importante ligar ou comparecer a escola, na metade do ano letivo anterior ao que se pretende ingressar e confirmar os procedimentos necessário para pleitear a vaga.

Provas e matrículas das Escolas Cívico-Militares

uma escola civivo militar com novos alunos e professores

Como o processo admissional, diferente dos colégios Militares, não é por concurso ou por ser dependente de militar, nas escolas Cívico-Militares o ingresso é de forma comum. Entretanto, como ainda está se formando, não é impossível que daqui a pouco haja maiores dificuldades ao ingresso no neste sistema educacional.

Agora as provas são as realizadas durante o período letivo, ministradas aos alunos para garantir que o processo educativo esteja funcionando de forma adequada e que os educandos estejam acompanhando as disciplinas ministradas em aula.

O processo de matrícula ocorrerá nos moldes definidos pela Escola, Município ou Estado. Os critérios para selecionar os novos alunos que farão parte do sistema educacional, pode mudar bastante de lugar para lugar.

Por exemplo, em Bagé todos os alunos interessados se inscreveram, depois foi feito um sorteio onde foram escolhidos os que iriam ocupar as vagas disponibilizadas para o processo seletivo nas Escolas Cívico-Militares disponíveis.  Neste caso foram exigidos os seguintes documentos:

  • RG do aluno e dos responsáveis – original e cópia
  • Conta de água ou luz para comprovar o endereço da residência
  • Atestado de frequência escolar ou histórico escolar, que prove que o aluno tem condições de entrar na série para a qual se inscreveu.
  • Declaração de compromisso de cumprimento de horário com deslocamento por própria conta.

Já a Escola Cívico-Militar de Encantado, os critérios de seleção foram um pouco diferentes, lá os alunos foram aceitos ou não para fazer parte do processo seletivo com base em zoneamento da escola e proximidade territorial.

Ou seja, neste caso o critério foi completamente diferente do que o de Bagé, que foi o sorteio, aqui apenas os alunos que residem próximos a escola podem ser matriculados, dentro do quadro de 150 vagas disponibilizados.

Conclusão

Enfim, neste artigo você pode notar como funcionam as Escolas Cívico-Militares que estão ainda em fase inicial, mas que ao todo pretendem ser 216 distribuídas por toda a nação.

O principal objetivo é melhorar a qualidade no ensino e a disciplina entre os alunos, já que existe um maior rigor e avaliação comportamental para os alunos.

Além do mais, o acesso ao ensino é realizado de forma gratuita, o que torna mais acessível, entretanto, o critério pode ser diferenciado de escola para escola.

Vale lembrar que a gestão é bastante personalizada e pode mudar bastante de uma região para outra, como vimos as diferenças entre Bagé e Encantado, onde uma o critério foi de sorteio e em outra por proximidade da escola.

Quem leu este artigo também gostou:

Gostou das novidades? Então, não deixe de compartilhar conosco a sua opinião e compartilhe também nas redes sociais as novidades e este artigo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *