FATEC 2021 – cronograma, inscrições, provas

Revisado em 21 de abril de 2020

Está procurando informações sobre a FATEC 2021? Veja neste artigo o que é FATEC, como funciona, qual o cronograma, vestibular e cursos. Esta pode ser uma ótima oportunidade para o aluno que procura entrar em uma faculdade e conseguir um curso superior, de qualidade que prepara para o mercado de trabalho.

A sigla FATEC significa Faculdade de Tecnologia, uma iniciativa do Governo Estadual do Estado de São Paulo para auxiliar os alunos que tem interesse em estudar em um curso superior.Todos os cursos da FATEC 2021 são votados a área de tecnologia, por isso, alunos que gostam desta área, poderão estudar em uma faculdade que seja especialista no nicho de tecnologia.

logo fatec
Tudo sobre fatec 2021

A Faculdade de Tecnologia de São Paulo, teve seu início em 1970, com sua primeira aula inaugural. Haviam cursos de tecnologia aplicada a Construção Civil e Projetos, mais tarde em 1974 o curso de Processamento de Dados foi lançado, dando um tom de TI para os cursos da Fatec.

Desde o seu nascimento até o momento presente já são pelo menos 30 mil profissionais aptos, que foram preparados pela Fatec. Estes profissionais obtiveram conhecimentos tecnológicos, humanos eeconômicos; todos aliados ao sistemade contato constante com o setor produtivo da sociedade.

Atualmente a FATEC-SP tem cursos de:

  • Graduação
  • Pós-graduação
  • Atualização tecnológica
  • Eventos diversos para difundir a tecnologia

Como funciona a FATEC 2021?

um estabelecimento fatec

A FATEC 2021 tem uma ampla estrutura para poder fornecer qualidade na educação, veja só:

  • 500 metros quadrados de áreas de ensino
  • 74 laboratórios e oficinas
  • Centro de pesquisa com internet
  • Biblioteca com 38 mil livros e revistas

O alto padrão de ensino, permite a FATEC fornecer a formação de mão-de-obra qualificada e especializada. Os seus professores são especialistas e mestres em diversas áreas, por isso que a faculdade acaba por ser um centro de referência na sua área.

Na FATEC o ensino é gratuito, já que é de iniciativa estadual, e portanto, mantida pelo estado de São Paulo, por isso não existem mensalidades para cursar a faculdade ou pós nesta instituição. Entretanto, obviamente as vagas são limitas, e justamente por ser referência de ensino, a concorrência por vagas é alta.

A seleção ocorre por meio do vestibular da FATEC, onde o aluno que já é formado no ensino médio, e quer concorrer a uma vaga, precisa fazer o vestibular. Para poder participar do vestibular, é preciso se inscrever no processo seletivo observando as datas e o cronograma de inscrição e realização de provas.

Então, para poder participar de um curso da FATEC o aluno precisa não só passar na prova, mas também precisa classificar dentro das vagas. Ou seja, se houverem 40 vagas, os alunos mais bem classificados irão preencher as vagas até que se esgotem.

Qual o cronograma Fatec 2021?

Para prestar o vestibular, a primeira coisa a fazer é prestar atenção no cronograma que estará proposto, já que será necessário cumprir os pré-requisitos e observar as datas para conseguir ter acesso ao vestibular e a vaga.

Veja a seguir um quadro resumo do cronograma:

Inscrição com isenção – sem pagamento de taxas para candidatos de baixa renda 7 de abril de 2021 até 4 de maio de 2021
Inscrição para todos – com taxa de inscrição 5 de maio de 2021 até 8 de junho de 2021
Resultado do pedido de isenção da taxa 25 de maio de 2021
Divulgação dos locais de exame para as provas 24 de junho de 2021
Data provável de exame da FATEC 28 de junho de 2021
Divulgação da primeira lista de classificação geral do vestibular da FATEC 17 de junho de 2021
Período para matrícula dos aprovados na primeira lista de classificação 21 de julho de 2021 até 22 de julho de 2021
Divulgação da segunda lista de aprovados 23 de julho de 2021
Período para matrícula dos aprovados na primeira lista de classificação 24 de julho de 2021

Estas são as principais datas até o momento da inscrição, já quanto ao início das aulas, existem um cronograma específico, no momento da matrícula você receberá mais informações, além de acesso ao seu portal do aluno.

Inscrições FATEC 2021

inscrições para fatec 2021 online
Inscrições são feita online

As inscrições para Fatec 2021 seguem o calendário publicado no edital do vestibular no início do ano. As inscrições deve ocorrer exclusivamente pela internet, no endereço eletrônicio oficial – link aqui.

Vale a pena ressaltar que só pode fazer a sua inscrição durante o período de inscrições aberto. Então, não perca o período e sempre fique ligado.

Para se inscrever para o Vestibular da Fatec 2021.1 (primeiro semestre), o candidato deve preencher a ficha de inscrição no site mencionado acima. Além disso, um questionário socioeconômico também deve ser preenchido. Depois da inscrição, o candidato deve imprimir o boleto e pagar a taxa no valor de R$ 70.

A previsão para 2021 é que o programa oferece 520 vagas em Sorocaba, 360 em Tatuí, 280 Itapetininga, 240 em Jundiaí e 80 Capão Bonito.

Leia também:

Como é a prova de vestibular?

consulta local da prova

Entenda como será a prova e como pode se preparar para o vestibular. A FATEC tem uma forma de avaliação bem própria, por isso, se você estiver se preparando para este vestibular, vale a pena conhecer melhor a prova para estar melhor preparado. A prova da FATEC 2021 é dividida em:

  • 9 questões multidisciplinares

Aqui não existe regra, podem ser cobradas quaisquer conteúdos que foram previstos no edital. Para você ter uma ideia, veja como foi cobrado no ano de 2020:

Teve uma questão de cada uma das matérias: inglês, geografia, português, física, história, biologia, química; além disso, duas questões de matemática.

  • Depois, vieram as 5 questões envolvendo raciocínio lógico,
  • 5 questões de história,
  • 5 questões de química,
  • 5 questões de inglês,
  • 5 questões de matemática,
  • 5 questões de física,
  • 5 questões de geografia,
  • 5 questões de biologia,
  • 5 questões de portugues (duas foram anuladas).

Totalizando 54 questões, a prova é de um dia apenas, mas tem um conteúdo bem disperso e diversificado. Além disso, demonstra estar muito bem distribuída, o que indica que tentarão ao máximo cobrir todo o edital.

Para se preparar para a prova da FATEC 2021 você deve:

  • estudar todo o conteúdo programático do edital
  • resolver provas anteriores
  • estar atualizado com o que está acontecendo no mundo

Você pode ter acesso as provas anteriores dentro do próprio site da faculdade, que disponibiliza as provas e gabaritos desde 2010. Confira aqui as provas anteriores da FATEC.

Conclusão

Enfim, neste artigo você ficou por dentro de várias informações interessantes, não é verdade? Falamos sobre o que é FATEC 2021, como funciona, qual o cronograma, e como funciona o vestibular. Por fim, podemos perceber claramente que estudar na FATEC pode ser uma ótima forma de ter um ensino de qualidade e estar preparado para o mercado de trabalho.

Gostou das novidades? Comente conosco sua opinião e compartilhe com os amigos também!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *