Google Sala de aula – o que é, como cadastrar, convidar e usar

Revisado em 10 de novembro de 2020

Google Sala de aula permite aulas remotas pela internet, conectando professores,professoras e alunos durante pandemia. Não é necesário de ir para aula presencial. Entenda o que é, como cadastrar, convidar aluno e como usar.

google sala de aula
google sala de aula – classroom

Não é tão recente o uso da sala de aula virtual no Brasil, até porque o ensino no formato EAD (Educação a distancia) já está bem amadurecido em todo o território nacional.

Plataformas de ensino técnico remoto como Hotmart tem se tornado cada vez mais popular no Brasil. A pouco tempo, a plataforma Google lançou mais um dos seus recursos, o Google Classroom ou Google sala de aula que esta disponível gratuitamente para os usuários.

Desde janeiro de 2020, o mundo todo foi abalado pela pandemia de Covid-19 e com isso entramos em uma quarentena que fechou as salas de aula física, e até o momento este período de proteção se estende em muitos países.

Diante da necessidade, as escolas e Universidades aderiram ao modelo de ensino remoto para os estudantes, com isso, os professores tiveram que sair em busca de ferramentas que os ajudem a desempenharem suas funções com qualidade.

O Google sala de aula por ser uma ferramenta que ajuda os estudantes e professores a organizarem suas tarefas e se comunicarem tem desempenhado um papel importante neste momento de incertezas.

O que é o Google sala de aula?

como funciona google classroom

O uso de tecnologias na educação tornou-se praticamente obrigatório, e no cenário atual ela passou a ser obrigatória.

Primeiramente, é necessário que o professor busque a escola para que esta cadastre-se, e o professor use o Google sala de aula via cadastro da escola, no entanto, como a maioria das escolas ainda não usavam o Google sala de aula, dificilmente eles irão conseguir fazer esse cadastro bem agora, em cima da hora.

Então professor deve fazer o seu cadastro clicando aqui, e deve então informar que não irá usar a ferramenta com alunos regulares, pois o Google só libera a plataforma para uso do aluno regular por meio do cadastro da escola.

Por isso, recomendamos que a escola deve em tempo ágil, buscar fazer o cadastro pois este é fácil de fazer e gratuito.

Por meio desta plataforma, professores e alunos podem estudar e ensinar de qualquer lugar com acesso a internet.

O Google sala de aula oferecer ao usuário a possibilidade de um ensino mais colaborativo, produtivo e relevante.

Além disso, os professores e alunos conseguem cumprir suas tarefas de forma rápida e eficiente, com qualidade e mais tempo para feedbacks.

Outro ponto importante é que dentro do Google sala de aula é possível usar aplicativos que são educativos e divertidos para uso infantil. Além de aplicativos de temas diversos para uso de estudantes do ensino médio e universitários.

O Google classrom faz parte do sistema de educação do Google, é uma iniciativa que do Google para ajudar a melhorar a educação, é uma forma de incentivar que as instituições usem as ferramentas Google.

Como Cadastrar no Google sala de aula

um professor na sala de aula

Se você já tem uma conta Google, é só ir, em Google App e escolher o Google Sala de Aula, criar suas turmas, para isso, você vai precisar aceitar os termos do Google, não esqueça de ler detalhadamente antes de aceitar.

Você vai então preencher com:

  • O nome da turma;
  • Seção;
  • Assunto;
  • Sala

Agora é só clicar em criar e pronto, a sala está pronta e você só precisa convidar seus alunos.

Passo a passo criar uma turma em google classroom

  1. Entre no site classroom.google.com
  2. Faça seu login com sua conta google. Não é aceitável outros tipos de emails. Somente Gmail.
  3. Clique botão Continuar e selecione – Sou professor(a)
  4. Clique no ícone + (plus) no canto direito superior da tela, e crie uma turma onlineclique e criar turma
  5. Confirgura a turma e conclua a criaçãopreencha dados da sua turma

E agora, você pode postar suas aulas, comunicados e materiais complementares imediatamente ou programar para a data que você desejar, por exemplo, você pode inserir as aulas da semana toda, na segunda, mas programando para disparar apenas nos dias específicos. Fácil ne?

turma criada
turma criada

Vale destacar que você pode usar o Google sala de aula no navegador ou baixar o aplicativo em seu celular ou tablete, fica a seu critério.

Como convidar os alunos?

convidar aluno
coloque código de turma e entrar

Na sua sala de aula virtual vão aparecer na parte superior 4 ícones:

  • Mural;
  • Atividades;
  • Pessoas;
  • Notas

Para convidar seus alunos, você deve clicar em Pessoas, vão abrir suas opções, Professor e Aluno, você vai clicar em Aluno e do lado esquerdo no ícone de convite, vão então surgir as seguintes opções:

  • Link do convite: você pode copiar e enviar aos alunos;
  • Inserir o nome (caso o e-mail do aluno já esteja cadastrado);
  • Inserir o e-mail do aluno.

Com o link, qualquer pessoa entra na sala de aula, o aluno, os pais, o professor de reforço e com isso facilita o uso do conteúdo da aula para a aprendizagem do estudante.

Já por meio do convite, o estudante vai receber um e-mail com o link para acesso da sala de aula, tudo muito simples, prático e fácil.

Destacamos também que a sala de aula também pode ter mais de um professor, e o dentro da plataforma podem ser criadas várias turmas.

Para convidar o professor é o mesmo procedimento para convidar o aluno, na aba professor é só clicar e convidar ou gerar o link e enviar.

Como usar a sala?

diário de classe gerenciar
Gerenciar diário de classe da classroom

O professor pode usar a sala de aula, postando avisos, semelhante à timeline de uma rede social como Facebook, pode inserir anexos, imagens e vídeos e tudo que for criativo para sua aula.

Você também pode criar perguntar, usar tópicos, e ainda pode ordenar os trabalhos como quiser.

É realmente muito fácil e prático, e você não vai gastar nada com isso. Por isso, use o Google sala de aula em suas atividades e melhore o seu desempenho e dos seus estudantes.

Você pode criar quantas turmas precisar e ainda pode arquiva-las quando finalizada,  é realmente eficiente e prático.

As atividades que o professor coloca na sala de aula, a turma responde individual e o aluno responde, e lá mesmo o professor corrige e coloca a nota, facilitando muito o trabalho de ambos.

Então, usar esta ferramenta é fácil e prático para professores e alunos, facilita o aprendizado e a troca de informações, e até mesmo o aluno ausente na aula, pode acompanhar os conteúdos com o material disponível na sala de aula do Google.

Você vai se surpreender com o que da pra fazer com essa ferramenta, depois que usar a primeira vez não vai mais desejar ficar sem ela, alunos e professores vão se apaixonar por essa ferramenta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *