Inscrições Enem 2021 – cronograma, passo a passo inscreva-se na página do Enem

Revisado em 29 de outubro de 2020

Inscrições Enem 2021 – Tudo que precisa saber está aqui no nosso site. Leia agora. As inscrições para Enem 2021 começam hoje em meio a pedidos de adiamento!

Inscrições Enem 2021 começaram

O Exame Nacional do Ensino Médio foi criado primeiramente com objetivo de avaliar os estudantes de nível médio, em 2009 ele ganhou cara nova e começou a ser uma forma do aluno entrar no nível superior, tanto em universidades públicas como privadas.

A prova é aplicada pelo MEC, através do Inep (Instituto Nacional de Estudo e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). O exame conta com 180 questões e uma redação.

Antigamente o exame era realizado em dois dias seguidos, geralmente num sábado e domingo, desde o ano 2017 isso mudou, a prova começou a ser aplicada em dois domingos de um determinado mês, que tende a ser novembro.

O edital Enem 2021 será divulgado oficialmente por INEP MEC no Março.

Fique atento. No edital enem podemos saber muitas coisas, quando começa a inscrição enem 2021, quando serão as provas enem 2021, divulgação de resultados enem 2021. Então essas datas são mais importantes. Não perca!

Como funciona

provas do enem - cadernos das provas

Inscrições Enem 2021 – Ante de fazer sua inscrição no exame nacional 2021, precisa saber se tiver direito a prestar a prova! Qualquer pessoa pode fazer o Enem. Entretanto, o uso dos resultados é diferente para cada público.

Os resultados só podem ser usados para acesso à Educação Superior e aos programas governamentais de financiamento ou apoio ao estudante nessa etapa de ensino por participantes com mais de 18 anos no primeiro dia de aplicação do Exame e que tenham concluído o Ensino Médio em ano anterior ao da edição do Exame.

Enem 2021 é muito importante para todos os participantes, estudantes, porque? Com resultado do Enem 2021, temos acesso à Educação Superior – Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Programa Universidade para Todos (Prouni), Instituições Portuguesas.

Alem disso, sobre as bolsas estudantis: Financiamento Estudantil – Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Desenvolvimento Pessoal – Autoavaliação e inserção no mercado! E mais, Melhorias na Educação – Estudos e indicadores para aperfeiçoamento do ensino. Então, inscreva-se!

Isenção Enem 2021

Isenção Enem 2021

Para quem possui dificuldade em fazer o pagamento da taxa Enem, mas deseja participar do exame, pode ficar tranquilo. Essa etapa acontece antes da inscrição ser aberta para todos os candidatos.

A isenção Enem 2021 é direcionada a todo aquele que é de baixa renda atingindo 3 perfis de candidatos. Sendo assim, você pode solicitá-la no período estipulado pelo cronograma.

E, caso seja negada a sua solicitação, você ainda pode entrar com recurso dentro do prazo estabelecido. Desse modo, apresentará os documentos que comprovem tal direito.

Por isso, é fundamental que esteja atento ao edital quando for publicado. Para isso, pode clicar aqui e conferir informações.

Requisitos mínimos para Isenção Enem 2021

requisitos para Isenção Enem 2021

Aqui estão os 3 perfis de candidatos que preenchem os requisitos mínimos para ter direito a isenção Enem 2021,de acordo com o site Inep Enem:

  • Está cursando a última série do Ensino Médio, em 2020, em escola da rede pública declarada ao Censo Escolar
  • Cursou todo o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsista integral na rede privada; além de ter renda, por pessoa, igual ou menor que um salário mínimo e meio
  • Está em situação de vulnerabilidade socioeconômica por ser membro de família de baixa renda que possua Número de Identificação Social (NIS), único e válido; além de ter e tem renda familiar por pessoa de até meio salário mínimo ou renda familiar mensal de até três salários mínimos

Passo a passo fazer as inscrições Enem 2021

É muito fácil para inscrever-se no enem 2021.

Não se preocupa, siga os passos seguintes e prontinho.

  • Etapa1. Acesse o site página do participante do Enem pelo link aqui

    página do participante enem
    página do participante Enem
  • Etapa2. Clique no botão inscrição. Preencha os campos obrigatórios no formulário. Durante a inscrição serão solicitados alguns dados como CPF e RG;botão inscrição na página do participante
  • Etapa3. Insira um e-mail que seja válido;
  • Etapa4. Forneça todas as informações;
  • Etapa5. Conclua sua inscrição.

A taxa da inscrição do Enem 2021 é R$ 88,00, deve ser paga até a data de vencimento, o boleto é gerado no fim da inscrição.

Para alunos que concluíram o Ensino Médio na rede Pública a isenção de taxa é feita de forma automática, mas é possível solicitar isenção de pagamento caso você declare carência.

Se você quiser solicitar a isenção da taxa de inscrição, então não perca o prazo para fazer isso. Lembre e façam as Inscrições Enem 2021 agora!

O que estudar para Enem 2021

O que estudar para Enem 2021

As provas aplicadas pelo programa do ENEM sempre aos finais de semanas, e consiste na aplicação de 4 provas, distribuídas ao longo dos 2 dias de exame, ou seja você realizará 2 provas pro dia.

Cada um desses testes possuem o total de 45 perguntas de múltipla escolha (ou seja, você tem que selecionar entre opções a que julgar correta), totalizando o montante de 180 perguntas, além de claro da famosa redação que tanto assusta os participantes do exame, a qual ocorre no último dia de provas.

A redação do ENEM sem dúvidas é a parte mais tensa do exame, muito pessoas se enrolam neste momento da prova, então é importante saber que a redação se trata de um texto dissertativo, o tema da redação você só irá descobrir no dia da prova, mas normalmente são assuntos do momento, algo importante que está em foco no país, então fique de olho em jornais e revistas.

Pode ler as redação de nota 1000. Entenda o que estudar para enem 2021 e prepara-se bem.

Os materiais de estudo podem ser baixo em PDF de grátis e ajudam você tirar bom resultado no exame deste ano.

Apostilas Enem 2021 baixar em PDF

Como baixar apostila enem 2021 – Melhor material preparatório.

A prova do Enem é aplicada em dois dias, sendo dividida em cadernos separados. Assim, o primeiro dia é composto pelas provas de Linguagens e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias e Redação. Já o segundo dia, o candidato irá realizar as provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias. Baixar as apostilas enem 2021 digital online e grátis.

E os melhores materiais preparatórios vão ajudar você mandar bem na prova do enem inep.

E as apostilas Enem 2021 PDF devem incluir as seguintes disciplinas:

01 – LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS

  • Língua Portuguesa
  • Redação
  • Inglês
  • Espanhol

02 – CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS

  • História
  • Geografia
  • Filosofia
  • Sociologia

03 – CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS

  • Química
  • Física
  • Biologia

04 – MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS

  • Matemática

Gabaritos e resultados

Ver o gabarito enem 2021 é mais emocionante momento paa todos os participantes.

O resultado Enem 2021 é o momento tão aguardado por todos que submeteram a prova, pois através dele é possível já pensar se a nota vai caber naquele curso tão desejado.

O Inep divulga quando será o resultado do Enem 2021, na data determinada é preciso acessar a página do participante, através do site do INEP, preencher as informações com CPF e a senha. Depois o aluno será encaminhado a primeira página, onde terá o resultado do Enem.

Recuperar a senha ENEM

Mas caso você tenha esquecido a senha ou perdeu, existe uma forma de recuperar a senha, siga as instruções:

  • Acesse o site do Enem Inep;
  • Ao abrir a tela entre as três opções, clique em Página do Participante;
  • Na aba seguinte, você deve digitar o CPF, responda o desafio com a imagem sugerida pelo sistema;
  • E Clique em Esqueci minha senha;
  • Confirme o e-mail cadastrado e clique em Enviar Nova Senha Por e-mail;

Após fazer esse procedimento entre em seu e-mail e confirme o recebimento e entre no sistema.

Então, ainda tem dúvida? Ligue: 0800 61616161

Enfim, boa sorte para todos que prestam prova neste ano. Se tiver dúvida, deixe seu comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *