Inscrições Fies 2021 – novo Fies com taxa zero, cronograma

Revisado em 14 de julho de 2020

FIES 2021 significa Fundo de Financiamento Estudantil, onde é ofertado uma oportunidade para o estudante cursar o ensino superior. Se o estudante fez o Enem 2020, com certeza vai se interessar em querer saber mais sobre o FIES.

Este programa foi elaborado pelo Governo Federal por meio do Ministério da Educação. Desde então ele vem tendo grandes avanços, pois as pessoas que não possuem condições de pagar uma faculdade ou universidade no momento, consegue realizar o seu sonho por meio deste financiamento.

datas do enem 2020
Datas do Enem 2020, Fies 2021 adiados

Ante de tudo, vamos ficar por dentre do cronogroma para 2021:

  1. prova do enem 2020: adiada para janeiro
  2. resultado do enem 2020: 29 de março

Então, como viu que as datas são adiadas por 2 meses do que normal (prova em novembro e resultado em janeiro). Então, de Sisu, prouni para Fies, todos são adiados. Para Novo Fies 2021 e P-Fies, as inscrições sõ começam em abril. Fique ligado.

Como funciona Fies 2021

novo fies logo
Logo novo fies, taxa 0

O Fies funciona como um adiamento do pagamento da sua universidade, assim, você pode ir realizando seus estudos sem se preocupar em pagar a mensalidade todos os meses, apenas um tempo depois que se formar.

Somente uma pequena taxa é cobrada trimestralmente, assim, você pode ficar tranquilo pois não é nem o valor da mensalidade do curso.

O FIES possui duas modalidades, a o FIES em si e o P-FIES. O FIES consiste na modalidade I onde apenas quem pode se candidatar é quem possui a renda familiar de no máximo três salários mínimos.

No caso do P-FIES que é a modalidade II e III, são ofertados para alunos das regiões Norte, Nordeste e Centro-oeste, e ainda estes devem possuir renda familiar mensal por cada membro de até no máximo cinco salários mínimos.

Na modalidade três do P-FIES, abrange todos os estudantes de todas as regiões do Brasil com a renda familiar mensal de até cinco salários mínimos.

Inscrições para o FIES 2021

inscrições exige nota do enem 2020

Antes de mais nada, é importante destacar que nem todo aluno consegue o financiamento estudantil mesmo preenchendo todos os requisitos. A cada ano existe uma mudança e a porcentagem de ofertados deste programa irá depender da condição econômica do país.

Dentre os requisitos que é necessário ter para conseguir o financiamento estudantil 2021, destacam-se, independente das notas:

  • Ter participado do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) dentre o período de 2010;
  • Ter obtido nota média do Enem (450 pontos ou acima deste valor);
  • Não ter zerado a redação do Enem, no caso do FIES;
  • Ter uma renda máxima por cada integrante da família de até três salários mínimos no caso do FIES;
  • Possuir renda familiar máxima por cada integrante da família entre três a cinco salários mínimos no caso do P-FIES.

O processo para se inscrever no FIES 2021 é bem complexo, portanto, é importante seguir cada passo corretamente, já que este programa envolve o sistema financeiro, os juros e fiadores.

Inscreva-se passo a passo online

página inicial do fies 2021
Página da inscrição para Fies

Antes de descrever os passos, é importante destacar que, pra quem deseja participar do FIES 2021, é importante estar ligado nas datas, para não perder esta chance única. A seguir serão descritos os passos:

  • Por meio de um computador ou até mesmo um celular, entre no portal oficial do FIES http://fies.mec.gov.br/;
  • Em seguida aparecerá o item “clique aqui”, ao apertar este item você será direcionado a página à seguir;
  • Depois disso, você precisará informar os seus documentos pessoais como o CPF, data de nascimento, endereço e e-mail, assim já criará a sua senha;
  • Em seguida você poderá efetivar a sua inscrição;
  • No caso, se você for pré-selecionado, pode selecionar a vaga que deseja;
  • Logo, poderá escolher qual financiamento irá querer;
  • Por fim, terminará a sua inscrição.

Lembrando que é importante colocar os dados todos correto, por isso tenha bastante atenção neste momento pois mais pra frente será necessário comprovar se estes dados estão todos corretos no momento da matrícula, principalmente a renda familiar que é um requisito fundamental para garantir o FIES.

Na candidatura precisarei pagar alguma coisa?

Estas dúvidas são frequentes pela população, e aqui neste artigo será tudo esclarecido. Não existem gatos para se candidatar ao FIES 2021, as inscrições são inteiramente livres e gratuitas.

Muitos questionam, pois, o FIES não é uma bolsa de estudos, portanto, sempre existem alguns gastos. Ai que está a questão, o FIES funciona como um adiamento do pagamento.

Em outras palavras, você apenas irá pagar a sua universidade ou faculdade, logo após que concluir o curso e ser aprovado no mesmo, em várias prestações.

Quanto aos juros, eles serão de no máximo 150$que serão pagos a cada três meses, este valor irá aumentar somente depois de concluir o curso e a inserção no mercado de trabalho.

Este programa é excelente pra quem tem um grande sonho de realizar uma faculdade e não tem nenhuma condição no momento. Depois de formado e logicamente trabalhando em sua área, você conseguirá pagar tranquilamente as parcelas que cabem no bolso.

O FIES é uma iniciativa do Governo, juntamente com as entidades privadas, como o objetivo de ajudar o ingresso de estudantes em algum curso, com custos mais acessíveis.

Lembrando que é necessário pesquisar antes, quais cursos e instituições fornecem o financiamento, já que não são todas. Esta etapa é bastante importante, pois determinará o seu futuro.

O FIES pode ser realizado no primeiro ou no segundo semestre do ano letivo e as inscrições somente são feitas pela internet, após a divulgação dos ganhadores das bolsas do ProUni.

Quais são os documentos importantes para participar do FIES 2021?

novo fies taxa zero

Os documentos que você dever ter em mãos, neste momento importante são:

  • Identificação pessoal e dos membros familiares;
  • Comprovante de residência;
  • Comprovante de renda.

Lembrando que normalmente a faculdade ou universidade, sempre pede bastante cópias de todos os documentos, então, já fique preparado.

O grupo familiar é apenas todos os membros que moram na mesma residência que o estudante. Os documentos válidos para comprovar a sua identificação e de todas as pessoas que moram com você, são:

  • RG (Carteira de Identidade ou Registro Geral);
  • Carteira de Trabalho (CTPS);
  • Carteira de Motorista (deve estar na validade);
  • Passaporte de emissão brasileiro;
  • RNE (Registro Nacional de Estrangeiro);
  • Identidade Militar;
  • Carteira Funcional – desde que emitida por entidade de classe e tenha fé pública reconhecida através de um decreto.

Bom, estas são as principais informações que você deve saber antes de realizar o FIES. Esperamos que tenha ajudado, e não deixe seus sonhos passarem, realize-os sem preocupações, o FIES irá te ajudar nesta conquista.

Quem leu este artigo também leu:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *