Inscrições Prouni 2021 – cronograma, inscrições (Prouni.mec.gov.br)

Revisado em 13 de julho de 2020

Caros alunos, as inscrições para Prouni 2021 deve acontencer em abril de 2021. Neste artigo, disponibilizamos todas as informações necessárias para você. Inclusive, o cronograma dos programas do Governo Federal. Vamos ver.

Porque em abril?

novas datas das provas enem 2020
datas do enem decidem datas do prouni

Se você particiou Enem 2020, você deve saber que as provas são em janeiro de 2021. Normalmente, as provas acontecem em novembro. Porém, devido ao coronavírus, a edição de 2020 foi adiado para última semana de janeiro, depois de enquete e conferência entre conselho do ministério da educação.

Então, todos os eventos são adiados por mais ou menos 2 meses. Vamos entender:

  1. Prova do Enem 2020 (impresso): Era em novembro, novas datas –>17 e 24 de janeiro de 2021
  2. Prova do Enem 2020 (Digital): Era em novembro, nova datas –> 31 de janeiro e 7 de fevereiro de 2021
  3. Resultado do Enem 2020: Era em janeiro, agora, nova data –> 29 de março
  4. Sisu 2021 – deveria ser no fim de janeiro, agora, novas datas – > início de abril
  5. Prouni 2021 – deveria ser no fevereiro, agora, novas datas –> abril

Entendeu as mudanças? Tudo por causa de pandemia. Mas ainda bem, temos a edição 2021. Boa sorte para todos que quiserem uma vaga de bolsa de estudo.

Prouni MEC

prouni logo
Prouni MEC

Com o passar dos anos, a maior parcela dos vestibulares, tanto eles sendo de faculdades particulares quanto de faculdades públicas aceitam a pontuação da prova do ENEM como requisito para ingressar no Ensino Superior. Uma das iniciativas que fazem parte deste programa é o ProUni 2021.

A iniciativa Universidade Para Todos é um programa do Ministério da Educação (MEC) para disponibilização de bolsas de estudos de até 100% em instituições de Ensino Superior.

No ano de 2018, por exemplo, foram mais de 368 mil bolsas oferecidas. Ou seja, é muito importante ficar por dentro de tudo o que diz respeito a esse grande vestibular, para não correr o risco de perder o período de inscrições ou cometer qualquer outro erro.

O ENEM é uma avaliação que testa os conhecimentos dos estudantes que finalizaram o Ensino Médio em escolas públicas e privadas e que almejam ingressar em uma universidade.

O Exame Nacional do Ensino Médio, que é o ENEM, é aceito na maior parte das universidades do território nacional e, a depender de alguns requisitos do próprio estudante, ele também pode ingressar em um programa estudantil, esse sendo o ProUni 2021, que fornece bolsas de estudos para os alunos estudarem em uma universidade privada.

Nesse artigo vamos apresentar todas as informações, detalhes e passo a passo de como conquistar uma bolsa do ProUni 2021, como realizar a sua inscrição, entre outros de grande importância.

Como é o processo do ProUni 2021?

Começaremos explicando como funciona o ProUni 2021 e por quem ele foi elaborado. O ProUni é um programa estudantil, que foi iniciado pelo Governo Federal e é coordenado pelo Ministério da Educação.

A iniciativa foi criada no ano de 2004 e já distribuiu bolsas de estudos a milhares de brasileiros por todo o território nacional que buscavam ingressar ao Ensino Superior, mas que os mesmos não dispunham das condições necessárias para bancar a mensalidade.

Para conseguir realizar a inscrição, o indivíduo precisa prestar o ENEM 2020 e, à partir de alguns critérios, o mesmo pode receber bolsas de estudos de 50% ou até mesmo de 100% em universidades e faculdades privadas de todo o território do Brasil.

A iniciativa ProUni já beneficiou milhares de estudantes do Brasil a alcançarem o Ensino Superior e conquistar o sonho de cursar uma universidade ou faculdade.

Com um Ensino Superior de grande qualidade no currículo, o indivíduo poderá ter um futuro profissional e uma qualidade de vida promissores.

Inscrições ProUni 2021

página inicial do prouni 2021
Página de inscrições

Os interessados na participação do programa estudantil ProUni 2021deverão ficar atentos às datas da inscrição ProUni 2021 para ficarem por dentro dos critérios cobrados para a participação no mesmo.

A nota do participante na avaliação do ENEM deve ser de no mínimo 450 pontos e a redação não pode ser zerada. O estudante deverá ter finalizado o Ensino Médio, podendo isso ter sido feito tanto em escolas públicas quanto em escolares particulares com bolsa integral.

  • Primeiro, o estudante precisará acessar a página oficial do programa: http://prouniportal.mec.gov.br/;
  • Encontrar e selecionar a opção “inscrever”;
  • Procure pela instituição parceira e o curso que sejam de sua preferência;
  • Selecione a bolsa de estudos pela qual você pretende concorrer em 2021;
  • Entre com o número e a senha de inscrição do ENEM.

Exigências para participação do ProUni 2021

requisitos para inscrição

Para ingressar no Programa Universidade Para Todos, é preciso que o estudante se enquadre nos requisitos do ProUni, requisitos esses que serão listados a seguir:

  • Possuir uma renda familiar média de no máximo 3 salários mínimos por pessoa;
  • Ter concluído o Ensino Médio inteiro através de uma escola pública, ou parcial através de uma bolsa de estudos integral.

Também serão qualificados os estudantes que:

  • Sejam portadores de alguma deficiência física;
  • Sejam educadores da rede pública de Ensino Básica e que estejam disputando a uma bolsa de estudos para pedagogia ou cursos superiores de licenciatura.

Como realizar a Inscrição ProUni 2021

Como observado anteriormente, é muito fácil realizar a inscrição para o ProUni 2021. Só é necessário realizar a prova do ENEM e após feito isso, se inscrever através da página oficial do ProUni e escolher o curso e a instituição.

Para aqueles que desejam uma bolsa de estudos de 50%, é necessário ter uma renda familiar mensal bruta, por membro, de no máximo três salários mínimos.

Cursos do ProUni 2021

buscar cursos e bolsas

São diversos os cursos disponibilizados este ano pelo programa ProUni e para conquistar sua bolsa de estudos depende da nota de corte ProUni 2021 e da instituição, para assim conseguir ingressar ao curso almejado. Os cursos mais concorridos dentro do programa são:

  • Administração;
  • Ciências Contábeis;
  • Direito;
  • Educação Física;
  • Enfermagem;
  • Engenharia Civil;
  • Fisioterapia;
  • Medicina;
  • Psicologia;
  • Entre muitos outros.

Data das inscrições ProUni 2021

cronograma do prouni 2021

Os processos do programa ProUni acontecem geralmente duas vezes por ano, em conjunto com o calendário escolar. No primeiro semestre do ano as inscrições abrem durante os meses de março e abril. E, durante o segundo semestre a seleção ocorre no mês de junho.

A inscrição é realizada por meio do site oficial do ProUni 2021 e totalmente grátis. O cronograma do ProUni se inicia no período das inscrições, após isso vem o resultado da sua primeira primeira chamada, depois o resultado da sua segunda chamadae por último, a possibilidade de participação na Lista de espera ProUni 2021.

Cronograma ProUni 2021 – Fique esperto para não deixar passar as datas de inscrição do ProUni 2021 e suas outras etapas também muito importantes. Confira logo abaixo as datas mais importantes do Cronograma ProUni 2021 que você não pode perder.

  • A data das inscrições;
  • O resultado da primeira chamada;
  • O prazo de entrega dos documentos da primeira chamada;
  • O resultado da segunda chamada;
  • O prazo de entrega dos documentos da segunda chamada.

Quem leu este artigo também gostou:

Resultados ProUni 2021

Para consultar os resultados do ProUni 2021, o aluno deverá acessar a página oficial do programa e ver a lista dos candidatos escolhidos para a bolsa. Na lista existem diversos cursos disponíveis para participação do próprio programa e de diversas instituições parceiras.

Conclusão

Como foi visto, não é nem um pouco difícil de se inscrever para o ProUni 2021, basta participar do ENEM, garantir a nota mínima exigida e utiliza-la para participar do programa! Agora é se preparar e tirar uma excelente nota e conquista a sonhada bolsa! Boa sorte a todos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *