Isenção Enem 2021 – quem pode se inscrever, datas, passo a passo solicitar

Revisado em 29 de outubro de 2020

Para ter direito ao pedido de isenção de taxa de inscrição Enem 2021, o candidato terá que concluir o ensino médio no ano vigente em uma escola pública, além de outros critérios. Saiba como solicitar e todos os requisitos obrigatórios.

Isenção Enem 2021

A isenção de taxa de inscrição Enem pode ser feita dentro do período informado. O candidato que quiser solicitá-la, terá que se enquadrar dentro das exigências determinadas pelo INEP. Por isso, você precisa saber primeiramente se está apto antes de pedir sua isenção.

Confira a seguir todos os requisitos que dão direito a esse beneficio e, logo adiante, um passo a passo de como você pode pedir a isenção de taxa de inscrição Enem.

Requisitos para pedir isenção de taxa de inscrição Enem 2021

requisitos para Isenção Enem 2021

  • Candidatos que concluirão o ensino médio em escola pública no ano vigente ao pedido
  • Ter obtido certificação na área de conhecimento em que se inscreveu no Encceja, na modalidade do ensino médio
  • Ter cursado o ensino médio completo em escola pública e comprove renda familiar mensal por pessoa igual ou inferior a um salário mínimo e meio
  • Ou, ter cursado o ensino médio completo com bolsa integral em escola particular e que comprove renda familiar mensal por pessoa igual ou inferior a um salário mínimo e meio
  • Inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), integrantes de famílias cuja renda mensal seja de até meio salário por pessoa. Para o grupo familiar, é até 3 salários mínimos.

Datas para solicitação de isenção – O MEC (Ministérui de educação) confirmou umas datas importantes para ENEM 2021. O período para solicitação de isenção e justificativa de ausência é de 1 a 10 de abril. E, em seguida, vamos entender como fazer sua solicitação da isenção do Enem 2021!

Pedido de isenção da taxa de inscrição Enem – Passo a passo

passo a passo solicitar isenção do enem

Siga os passos abaixo e aprenda como pedir isenção de sua inscrição Enem.

  • Acesse esta página do Inep pelo link aqui
  • Depois, clique em “Acesse o Sistema de Isenção”
  • Em seguida, clique em “Isenção Enem”botão Isenção Enem
  • Informe seu CPF e sua data de nascimento
  • Clique na figura que corresponde ao objeto indicado no texto e clique em “Enviar”
  • Leia os critérios que dão direito a essa isenção e, caso se enquadre, clique em “Li e concordo” e, depois, em “Continuar”
  • Confira as informações solicitadas na tela “Dados pessoais”. Caso não estejam corretas, entre em contato com o 0800 616161
  • Preencha os dados de endereço e clique em “Continuar”
  • Preencha as informações relacionadas ao Ensino Médio e clique em “Continuar”
  • Se você tem NIS, informe o número ou use a ferramenta “Consulte o NIS”, que direciona para a base de dados do Ministério do Desenvolvimento Social. Se você não tem NIS, marque a opção “Não tenho NIS”.
  • Clique em “Confirmo minhas informações” e, depois, em “Continuar”
  • No visor que aparece na tela “Confirmação das Informações, confira se está tudo correto. Se precisar corrigir algum dado, clique em “Voltar”. Se estiver tudo certo, clique em “Confirmo meus dados”;
  • Na tela “Questionário Socioeconômico (QSE)”, responda a todas as questões referentes a você e a sua família de forma correta e verdadeira
  • Na tela “Contato”, informe corretamente os seus dados. É por meio deles que você poderá recuperar sua senha, caso esqueça, por exemplo.
  • Na tela “Senha”, você deve criar uma senha que será utilizada para acompanhamento da solicitação de isenção da inscrição do Enem. Caso a perca, ela será recuperada via e-mail ou SMS
  • Na tela Resumo das Informações, você terá mais uma oportunidade para conferir os dados informados e o motivo da ausência (caso tenha conseguido a isenção da inscrição do Enem no ano anterior e não tenha comparecido nos dois dias);
  • Clique em “Enviar solicitação”.

Caso não entende como fazer, veja o vídeo oficial pelo Inep, explicando como fazer

Vídeo tutorial – como pedir isenção

Documentos justificativa de ausência

Leia em PDF:

Atente-se a quem pode ter isenção de taxa

Mais de 70% dos inscritos são contemplados com a isenção e não precisam pagar nada para fazer as provas, sendo eles:

– Estudantes de escola pública ou bolsistas integrais de escolas particulares que tenham renda mensal de até 1,5 salário mínimo por pessoa;

– Inscritos no Cadúnico: participantes com renda familiar de meio salário mínimo por pessoa ou renda familiar total de até três salários mínimos;

– Aprovados no Encceja do ano anterior.

Gear GRU e pague antes de vencer o prazo

Gear GRU para pagar

Aos demais, ficam o processo de inscrição e a geração do GRU. Na primeira vez, durante a realização da inscrição, é possível que o candidato não tenha dispositivos no momento para imprimir o GRU, perde o papel impresso ou até mesmo caso o candidato se esqueça de salvar o documento.

Portanto, o que se deve fazer quando isso ocorre? O documento fica disponível para reimprimir quantas vezes for necessário dentro do próprio sistema. Mas vale ficar atento quanto a data de validade deste documento, assim como qualquer outro GRU, não deve ser paga, fora da data de validade.

É importante lembrar que o documento pode ser pago em qualquer agência bancária, e em casos de greves bancárias, ainda existe a opção do pagamento através dos Correios.

Fazendo todo o passo a passo para a inscrição do Enem, agora é só estudar e fazer uma boa prova.

Inscreva-se agora para Enem 2021

página do participante enem
página do participante Enem

As inscrições só começam no dia 6 de maio. Todas as inscrições devem ser feitas pela internet. Aconselhamos que façam isso no Computador em vez de celular ou outro aparelho móvel.

O site oficial para inscrições enem 2021 é Página do Participante: LINK AQUI

  1. Entre na página do participante
  2. Preencha CPF e senha
  3. Preencha o formulário
  4. Conluia a sua inscrição

Importante: depois de concluir a solicitação, não será possível alterar os dados ou incluir documentos para justificar ausência no Enem no ano anterior (se for o caso).

Guia de Recolhimento da União – Quem não conseguiu a isenção da taxa de inscrição da prova e os demais candidatos terão de pagar. A GRU do Enem é gerada automaticamente ao finalizar a inscrição e este tem um período maior do que o período das inscrições.

Lembrando que enem 2021 é muito importante para você poder se inscrever no sisu 2022, prouni 2020 e Fies 2022.

Achou interessante esse post? Comente e compartilhe! Caso ainda tiver outras dúvidas sobre o exame nacional este ano que irá participar, leia outros artigos do site. Obrigado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *