Jovem Aprendiz 2021 – quem pode participar e como se inscrever

Última atualização em

Está com menos de 18 anos e já quer começar a trabalhar e a aprender sobre o mercado de trabalho na prática? Ser Jovem Aprendiz 2021 pode te ajudar com isso! Confira este artigo e descubra o que é, como funciona, como se inscrever e quais as vantagens. Afinal de contas é a mesma coisa que estagiário? Veja a seguir!

Começar em uma empresa cedo como Jovem Aprendiz 2021 pode ser uma ótima forma de conseguir sua primeira oportunidade de emprego, e se inserir no mercado de trabalho. Esta iniciativa pode ser muito útil para você já ir se habituando as tarefas do trabalho e ao mesmo ir construindo carreira em uma empresa.

logo jovem aprendiz
Entenda tudo sobre Jovem aprendiz 2021

A Lei federal “Aprendiz Legal”, sob o número 10.097 do ano 2000, regula o quais as atividades permitidas e como é o funcionamento do trabalho de um aprendiz. Vale ressaltar que um aprendiz é contratado para aprender, e se ajustar a empresa e ao mercado de trabalho.

São cerca de 120 mil cidadãos brasileiros contratados como jovens aprendizes atualmente, inclusive deficientes. Vale ressaltar que o Jovem Aprendiz, quando corretamente contratado e direcionado estará de acordo com o ECA (Estatuto da Criança e Adolescente) e com o a Legislação Trabalhista.

Qual o objetivo e como funciona?

objetivo do programa

Acontece que muitas vezes é difícil para o jovem conciliar a rotina de estudos e trabalho, o que acaba fazendo com que o jovem venha a desistir do trabalho ou da educação. Este problema, acaba diminuindo a escolarização do jovem e também sua capacidade de ter mais oportunidades.

Além disso, o problema acaba refletindo de forma ruim na indústria também, que sofre com a alta rotatividade de profissionais e também com a falta de mão-de-obra qualificada.

O programa Jovem Aprendiz 2021 tem justamente o objetivo de fazer com que o estudante, que também está trabalhando, consiga conciliar melhor as jornadas e poder ingressar no mercado de trabalho sem comprometer os seus estudos.

Podemos dizer então que o Jovem Aprendiz tem o objetivo de:

  • Inserir o jovem no mercado de trabalho
  • Manter e incentivar a rotina de estudos
  • Inclusão social e acesso ao primeiro emprego
  • Desenvolver habilidades e competências para o mercado de trabalho

Quem pode participar do Jovem Aprendiz 2021?

quem pode participar do jovem aprendiz
Os requisitos
  • Jovens entre 14 e 24 anos (incompletos)
  • Cursando ensino fundamental ou médio
  • Deficientes – independentemente da idade

Interessante falar que o Programa Jovem Aprendiz tem um espaço pedagógico, com instrutores especializados. Eles são capazes de fornecer habilidades e conhecimentos necessários ao desempenho das funções e desenvolvimento.

Existem mais de mil instrutores que participam do programa, é possível que você encontre:

  • Espaço de aprendizagem presencial – dependendo da sua região
  • Espaço de aprendizado online

Um ponto importante de salientar é que o Aprendiz legal não é a mesma coisa que o estagiário. Já que o aprendiz legal, deve ser contratado com carteira assinada, sob regime da CLT, enquanto que o estagiário fica sob as leis de estágio, apenas.

Como se inscrever no Jovem Aprendiz 2021?

inscrições no jovem aprendiz

Não existe uma forma única de participar do Programa Social Jovem Aprendiz, já que o empregador tem liberdade para escolher um critério próprio de seleção. Portanto, você pode participar do Jovem Aprendiz 2021:

  1. Por solicitação de um empregador em potencial
  2. Enviando currículos para processos seletivos
  3. Participando de um processo seletivo específico que determinadas empresas
  4. Se cadastrando em um agente de integração

Em primeiro lugar, pode acontecer de um empregador em potencial te abordar ou ir a sua escola oferecendo vagas para Jovens Aprendizes. Isto acontece por que as empresas são obrigadas a contratar de 5 a 15 por cento de jovens aprendizes, do total de trabalhadores que exijam formação profissional para trabalhar.

Você também pode enviar seu currículo para várias empresas, e no campo “objetivo” colocar “vaga como jovem aprendiz”. Se a empresa tiver vagas e interesse no seu perfil, poderá retornar o seu contato com uma chamada para a entrevista. 😉

Além disso, existem empresas como:

  • Bradesco
  • Santander
  • Coca Cola
  • Unilever

Que tem anualmente programas de seleção de candidatos para participar da empresa como Jovem Aprendiz. Basta você visitar as páginas e ficar atento aos cronogramas de seleção para tentar sua vaga nestas empresas também.

Além disso, você ainda tem a opção de se inscrever em agentes de integração, onde seu currículo ficará cadastrado e você poderá receber propostas de emprego. Um dos centros de integração mais conhecidos no país é o CIEE.

Por que eu deveria me inscrever em um programa de Jovem Aprendiz 2021?

Se você está interessado em se preparar para o mercado de trabalho na prática, o Programa Jovem Aprendiz 2021 será uma ótima oportunidade para você! Já que você fará parte de uma estrutura com:

  • Regras específicas para estudantes em busca do primeiro emprego
  • Instrutores especializados
  • Lei que garante direitos específicos
  • Empresas que tem programas específicos para aderência de jovens que estudam
  • Incentivo a se manter estudando enquanto trabalha
  • Possibilidade de avanço de carreira e contratação

Como jovem aprendiz você tem uma abertura, mais facilitada e tranquila, para o mercado de trabalho. Acontece que muitas vezes um jovem vai procurar emprego, e a vaga exige experiência, gerando assim um problema para conseguir o primeiro emprego.

Isto se torna muito mais fácil a entrada no mercado de trabalho, e uma vez que o jovem adquira experiência, mesmo que aquela oportunidade não se concretize, ele poderá tentar outras.

Ficará muito mais fácil se empregar e manter empregado, uma vez que já adquirido habilidades práticas, e conhecimento também – com a aprendizagem através dos instrutores –, seja possível sem manter competitivo no mercado de trabalho.

Leia também artigos relevantes:

Conclusão

Enfim, neste artigo você ficou por dentro de várias informações legais, não acha? Vimos o que é o Aprendiz Legal 2021, como funciona, como se inscrever e também como pode ser interessante começar a trabalhar e ter a primeira oportunidade de emprego através deste programa governamental.

Gostou das novidades? Comente conosco sua opinião e compartilhe com os amigos as novidades!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *