Jovem Aprendiz Senac 2021 – requisitos, cursos, benefícios e vagas

Revisado em 16 de novembro de 2020

O Senac é um órgão que oferece serviços a nível nacional, voltados para a educação de jovens e adultos, atuando desde o ano de 1946, O serviço de Aprendizagem Comercial é o principal agente educacional voltado para a formação profissional.

E o Senac oferece diversas modalidades de ensino que ajuda a colocar os jovens diretamente no mercado de trabalho, pois ensina como fazer, ensina a prática.

Jovem Aprendiz Senac

Além disso, o Senac oferece vagas gratuitas, inclusão social e qualidade no ensino para formar profissionais para o mercado.

O programa jovem aprendiz é um primeiro contato do jovem com o mercado de trabalho, é uma forma do adolescente já ir conhecendo o mundo do trabalho e tendo a possibilidade de escolher uma profissão para a idade adulta.

Várias instituições públicas e privadasoferecem vagas para jovem aprendiz, é um momento muito importante da vida do jovem. Principalmente os jovens de baixa renda que têm pouco acesso a educação de qualidade.

O programa é realizado de acordo com a Lei 10.097/00, item das diretrizes base da educação, que orientam que empresas de médio a grande porte contratem aprendizes para fazer parte do seu grupo de funcionários.

No portal do Senac é possível consultar os cursos e empresas credenciadas para receber jovem aprendiz.

Onde encontrar uma unidade do SENAC?

site senac.br para encontrar vagas

O Senac esta presente em todo o território nacional, suas unidades estão distribuídas em 1800 municípios, em todas as regiões do Brasil. São mais de 600 unidades escolares, espaços pedagógicos e unidades de ensino móvel.

Para encontrar a unidade mais próxima da sua casa, você acessa o site do Senac clicando aqui.

No portal do Senac você também pode acessar a lista de cursos disponíveis por unidade e também virtual.

Requisitos para ser jovem aprendiz Senac

jovens no programa jovem aprendiz senac

Para ter acesso aos serviços do programa jovem aprendiz do Senac, é necessário seguir alguns requisitos legais:

  • Ojovem ter idade entre 14 e 24 anos;
  • Não ter trabalhado anteriormente no regime CLT/carteira assinada;
  • Ter concluído ensino fundamental ou médio ou estar matriculado;
  • Ter disponibilidade de tempo para cumprir a jornada de trabalho.

Este programa é muito importante para melhorar a qualidade da mão de obra local, evitando migrações dos jovens de uma região para outra, como no caso da tradicional migração dos jovens do nordeste para ir em busca de trabalho no Sudeste.

Benefícios de ser jovem aprendiz

Benefícios de ser jovem aprendiz

O primeiro e principal beneficio é o acesso do jovem ao mercado de trabalho e a aprendizagem com o acompanhamento do Senac, mas além disso, a empresa que contrata os serviços do jovem por meiodo Senac oferece diversos benéficos como:

  • Vale-alimentação;
  • Vale-transporte;
  • Assistência médica;
  • Assistência odontológica;
  • 13° salário;
  • FGTS;
  • Salario de acordo com a jornada de trabalho;
  • Férias remuneradas;
  • Além de todos os benefícios que a empresa pode oferecer aos seus funcionários.

O principal beneficio do programa é que ele retira os jovens muitas vezes em situações de risco e coloca no mercado de trabalho.

Além de todos os benefícios sociais para o jovem, a empresa que recebe o aprendiz também é beneficiada por ter uma mão de obra disponível para adaptar-se as suas necessidades.

Então, fique atento, pois este programa é muito importante para toda a sociedade brasileira, em todos as classes sociais.

Empresas que contratam jovem aprendiz

No Brasil já é muito comum as grandes corporações contratarem os serviços do jovem aprendiz, pois sabem que é uma forma de preparar o mercado de trabalho para mais opções de profissionais.

O jovem que trabalha como aprendiz no Banco Santander, por exemplo, aprende toda a rotina de um grande banco que atua em todo território nacional e que presta seus serviços para o expressivo numero de pessoas, principalmente para empresas de grande porte como a Suzano Papel e celulose que mantem seus funcionários vinculados para receber salario diretamente no banco Santander.

São grandes empresas, com um grande leque de experiências para ajudar o jovem a encontrar uma carreira de sucesso.

Entre as grandes empresas que contratam o jovem aprendiz estão:

  • Petrobras
  • Banco Santander
  • Ambev
  • Coca cola
  • MC Donald

São milhares de corporações buscando jovens para seu quadro de funcionários, visto que muitos jovens aprendiz ficam como efetivos na empresa que atuaram como aprendiz.

Cursos e Inscrições para o jovem aprendiz 2021

cursos jovem aprendiz

Acessando o portal do Senac é possível ter acesso aos cronogramas de seleções, cursos e atividades do Senac.

As inscrições para fazer parte do Programa Jovem Aprendiz são feitas diretamente no portal da empresa que irá contratar, são abertos editais anualmente e divulgado a parceria com o Senac. Nesse caso, o candidato deve,primeiramente, ir para site senac do seu estado.

Depois, ache o link – jovem aprendiz e entre. Leia o edital atualizado ou as vagas ofertadas pelas empresas. E agora, entre em contato diretamente com HR da empresa.

quero ser um aprendiz

Então, atente-se a isso, a seleção é feita diretamente com a empresa. Mas qual o papel do Senac?

O Senac oferece diversos cursos de formação profissional, onde os mais procurados são:

  • Serviços de Restaurante, Lanchonete e Bar
  • Serviços de Atendimento em Postos de Combustíveis
  • Serviços Administrativos
  • Serviços de Supermercados
  • Serviços de Vendas
  • Serviços Hoteleiros

Então primeiro, você fica atento as inscrições do programa jovem aprendiz das empresas e após a seleção e ser aprovado, você escolhe o curso do Senac, faz o curso e se dedica bastante, para aprender exatamente como fazer as coisas do jeito certo e depois é só aplicar na empresa que você está atuando.

Para você compreender melhor como as oportunidades do Senac podem mudar a vida dos jovens, vou da um exemplo, um jovem de 17 anos faz o curso de serviços hoteleiros, presta seleção para aprendiz em uma rede de hotéis como “A rede nacional Inn de Hóteis”, é aprovado, participa do programa e é efetivado depois do programa.

Quem leu este artigo também gostou:

É assim que funciona a parceria do Senac com as empresas, é sempre melhorar a qualidade da mão de obra das empresas brasileiras.

Acesse o site do Senac ou procure a unidade mais próxima da sua casa para saber mais informações sobre o programa jovem aprendiz, e não perca esta oportunidade.

Os Documentos Necessários para a inscrição são: RG, CPF, Carteira de Trabalho, Certificado Escolar e Comprovante de Residência.

Lembramos que todo o processo com o Senac é gratuito, e os cursos são ministrados por profissionais qualificados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *