Matrícula 2021 BA – pré-matrículas, transferências, renovação

Última atualização em

Graças a parceria de algumas instituições governamentais, a matrícula 2021 BA é por meio de uma plataforma online. E você é o principal beneficiado, pois poderá matricular-se de forma rápida, prática e totalmente pela internet. Então, saiba como funciona, quais os documentos e detalhes!

sala com alunos e professor rede estadual BA

Inovação tecnológica e digital é o marco dessa Era moderna! Assim sendo, algumas escolas do Brasil adotaram essa mudança implantando sistemas online de matrículas. E o estado da Bahia foi um dos locais em que essa modernidade foi criada e fornecida a toda a população.

Com isso, você e pai e/ou responsável, poderá matricular sua criança sem sair de casa! Assim, o acesso é gratuito e está disponível 24h/dia conforme calendário escolar anual.

E ainda melhor, a matrícula pode ser feita por meio do aplicativo disponibilizado para celulares, tablets. Uma grande iniciativa do governo em conjunto com a SEC, SAEB e PRODEB onde permite que você baixe pelo cadastro do Sac Digital.

O SAC Digital é um portal que reúne diversos serviços, incluindo, a matrícula 2021 BA. Por meio desse cadastro online, você tem acesso a todas as informações referentes a escolaridade do aluno.

Saiba abaixo o procedimento para solicitar a pré-matrícula de seu filho(a). E fique informado e atualizado com as principais notícias sobre educação!

Como funciona e como solicitar a pré-matrícula?

O procedimento de matrícula 2021 BA é por meio do Sac Digital, um portal único e exclusivo. Então, você fará um cadastro no sistema criando um login e senha de acesso. Depois, você realizará a pré-matrícula online por meio dele e, em seguida, apresentará a documentação na escola.

Há também outra opção para realizar a matrícula: pelo aplicativo. Dessa maneira, você baixará o App do Sac Digital pelo App Store ou Google Play, conforme o tipo de sistema operacional que possui em seu dispositivo móvel.

Então, para que a matrícula seja efetivada você terá que se dirigir até a escola juntamente com a documentação completa. E, desse modo, entregar a secretaria da escola. E, se não seguir esse procedimento, você perderá a vaga e ela será redirecionada a outro candidato.

Para se cadastrar ao Sac Digital, siga estes passos abaixo:

  • Acesse a plataforma online ao clicar em Quero me matricular – CLIQUE AQUI para acessar SAC Dgital
  • Agora, preencha os seus dados de acordo com cada campo solicitado
  • E, depois, clique em avançar
  • Siga as orientações da tela até o final
  • Encerre o cadastro ao concluir a pré-matrícula

Agora, basta se dirigir até a escola escolhida e entregar toda a documentação no período especificado no calendário.

Documentos necessários

Apresentar os documentos completos após a reserva da matrícula é um dos passos mais importantes. Sendo assim, reúna toda a documentação e se dirija até a escola! Para te ajudar, abaixo segue uma pequena lista deles para entrega:

  • Certidão de Registro Civil ou RG (original e cópia)
  • Histórico Escolar (original) ou Atestado de Escolaridade (original e no prazo de 30 dias deverá ser entregue o histórico escolar)
  • CPF (tanto original como cópia e também é obrigatório para a Educação Profissional, ensino médio em todas as modalidades e formas de articulação)
  • Carteira de Vacinação destinado a estudantes de até 18 anos (original e cópia)
  • Comprovante de residência (original e cópia), tais como luz, água, telefone móvel ou fixo, gás encanado, fatura de internet, IPTU, contrato de aluguel, fatura de cartão de crédito ou boleto de TV por assinatura)

Caso a escola necessite de outros documentos, certamente, o manterá avisado!

Calendário anual para matrícula BA

O calendário anual é uma maneira de manter a matrícula BA organizada. Assim, ele informa a data e a etapa de cada modalidade de ensino. Talvez, você pense que não é tão importante estar atento ao cronograma, mas ele determina o período em que você matriculará o seu filho.

Já pensou se você perde o período e fica sem que o seu filho estude? Com certeza, você não deseja issom não é verdade? Por isso, abaixo há uma prévia de como o calendário ficará em 2021!

  • 18 a 20.11.2020- Pré-matricula para a Educação Especial
  • 11 a 10.12.2020 – Período para renovar a matrícula dos estudantes matriculados. Assim, estes deverão ter frequência regular no ano letivo de 2020
  • 01.2021 – Data para solicitar a transferência dos estudantes da Rede Estadual os alunos matriculados. E estes deverão estar com frequência regular no ano letivo de 2020, ao qual deve se aplicar a uma das situações abaixo: a) A escola não ofereceu a série/ano no ano subsequente; b) Os estudantes não fizeram a renovação no tempo hábil da matrícula; c) Tiveram mudança de moradia
  • 21 e 22.01.2021 – Período para fazer a matrícula dos concluintes ao 5º ou 9º ano do Ensino Fundamental. Assim, devem ser os estudantes regularmente matriculados na rede municipal de ensino no ano de 2020 cujas escolas não ofereçam a série subsequente.
  • 01.2021- Data para fazer a matrícula nova ao Ensino Fundamental (em qualquer série/ano)
  • 01 e 27.01.2021- Período para a matrícula nova para Ensino Médio (em qualquer série/ano)
  • 30 e 31.01.2021 – Confirmação da Matrícula dos estudantes inscritos na Pré Matrícula da Educação Especial
  • Até02.2021 – Data limite para a matrícula dos estudantes que não conseguiram efetivar durante o cronograma

Para saber de todos os detalhes, acesse Cronograma e leia toda a matéria!

Informações adicionais sobre a matrícula

Fique informado lendo abaixo:

  • Você também, caso prefira, pode matricular o seu filho presencialmente. Assim, basta se dirigir até a escola mais próxima de onde mora
  • A renovação da matrícula poderá ser feita pela internet e de forma presencial também
  • Caso você não faça a renovação da matrícula no prazo estipulado pelo cronograma, você perderá a vaga
  • O cancelamento da matrícula, caso necessite fazer, deve ser na própria escola

Para mais detalhes, acesse o site Educação BA, clique em Perguntas frequentes e se mantenha atualizado!

Caso tenha gostado, comente e compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *