Matrícula fácil online 2021 – Belo Horizonte

Última atualização em

Conforme as informações publicadas no site da Prefeitura Belo Horizonte, Matrícula Belo Horizonte 2021 e seu Cadastro escolar, calendário não é confirmado ainda para ano 2021! Fique no aguardo com paciência.

Veja o texto da PBH:

Informamos que, diante da situação atípica provocada pela pandemia do Covid-19, o Cadastro Escolar para a Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte está suspenso, por orientação das autoridades sanitárias. Quando houver definição de datas, o cadastramento será regulamentado por Portaria específica e devidamente divulgado.
Lembramos que, apesar de ser um cadastro virtual, no período das inscrições, a PBH disponibiliza postos de apoio presencial para as famílias que não têm acesso à internet.

Portanto, lançar um cadastro, em meio à pandemia, sem este apoio presencial, seria excluir milhares de famílias e alunos. Assim, quando houver condições para a ação, o cadastramento será lançado oficialmente e amplamente divulgado. Ressaltamos que a oferta de ensino básico, de 4 a 14 anos, é universal e a Rede Municipal reafirma o compromisso de atender a todos, como sempre fez, passado o risco epidemiológico. No momento, a preocupação é com a saúde e segurança dos servidores, dos alunos e seus familiares.

S

Todos os anos em Belo Horizonte há a matrícula fácil que é um cadastro escolar que é feito pela Secretaria Estadual de Educação (SEE) em parceria com a Prefeitura Municipal. Para essa matrícula o candidato deverá ser morador desse estado, para participar de todo o processo de distribuição dessas vagas. Será preciso que se faça um cadastro online para uma escola.

Matrícula fácil online 2021 - Belo Horizonte

É um cadastro muito importante para que o aluno possa garantir uma vaga que seja próxima a sua residência. Toda essa divisão das vagas é feita de acordo com um zoneamento escolar, com o aluno sendo primeiramente encaminhado para uma vaga mais próxima de casa e quando essas vagas acabam, ele é direcionado para as escolas que sobraram e que são de fácil acesso.

O cadastro ao site somente pode ser feito pelos alunos que tenham interesse em estudar nas escolas públicas desse estado. Os alunos que já estiverem matriculados não terão a necessidade de realizar um cadastramento pela internet, já que essas rematrículas são feitas automaticamente pela própria escola a qual o aluno já se encontra.

O cadastro do matrícula fácil nas escolas de Belo Horizonte

Em Belo Horizonte a matrícula nas escolas que são publicas é feito de forma online. Em poucos minutos e sem dificuldade alguma, é possível ter uma pré-reserva em escolas que são municipais. Mesmo que se tenha preenchido todas as informações nesse site, será preciso que se compareça até a escola para apresentar todos os documentos que forem solicitados e que são obrigatórios.

Os alunos que ficarem de fora e que não realizarem o seu cadastro, poderão tentar as vagas que são remanescentes, após encerrar o período de matrícula. Para saber onde se tem vagas, será encaminhado para uma escola que fique próxima da casado aluno e ao acabarem essas vagas, os candidatos inscritos, dos demais anos e do Ensino Fundamental são encaminhados para uma escola de fácil acesso.

Quem pode utilizar o matricula fácil desse estado

Ele é feito anualmente pela Secretaria de Estado de Educação (SEE) em conjunto com as Prefeituras Municipais de Belo Horizonte. Podem se inscrever as crianças com 6 anos de idade completos ou até completar até 30 de junho do ano, em que vão começar a estudar, os candidatos que são do Ensino Fundamental, transferidos de outros estados, de municípios ou de escolas que são particulares e para o EJA.

Essa inscrição é feita através de um formulário que seja eletrônico e que está disponibilizado na internet, que é o Portal da Secretaria de Estado de Educação em www.pbh.gov.br e em data que é definida pela Secretaria de Estado de Educação e por Resolução que é publicada em Belo Horizonte. Alunos que já estão matriculados em escolas públicas não irão precisar se cadastrar.

Podem fazer essa inscrição o pai, a mãe e o responsável e depois é divulgada uma lista com os nomes que serão os estudantes das escolas que são da rede municipal de educação e os alunos que não estiverem nessa lista serão encaminhados para as escolas que são da Rede Estadual de Educação. A matrícula deverá ser feita na secretaria da escola em que o aluno irá estudar e será necessário levar os documentos.

O passo a passo para esse cadastramento

Para as matrículas no site será importante que se informe a data de nascimento do aluno, o RG, nome e CPF da mãe e do pai para que essas informações sejam salvas e para passar para o próximo passo, prossiga o seu cadastro com o endereço da mãe, pai ou responsável, colocando o seu CEP, para o endereço ser exibido automaticamente, cadastre com os dados da família e informe a renda.

O link do site de matrículas 2021 BH: https://prefeitura.pbh.gov.br/

O próximo passo é o cadastro da criança, com nome, data de nascimento, se esse aluno possui alguma deficiência ou não e conclua. Ao ser finalizado esse cadastro, será gerado um protocolo, que deverá ser guardado para que possa ser utilizado depois, para uma nova consulta ao site. De acordo com a secretaria de Educação de Belo Horizonte a distribuição dos alunos é feita a partir dessa inscrição.

O resultado

O resultado que é divulgado após essa inscrição será pela internet e para saber se foi chamada, a instituição, que é a Secretaria Estadual de Belo Horizonte, é quem irá avisar por telefone, e-mail ou carta registrada, quando tiver a obtenção dessa vaga. Todo o processo para se conseguir uma das vagas nas escolas que são publicas de Belo Horizonte é totalmente de graça e depois os pais deverão ir até uma escola.

Numa escola mais perto de casa e que for contemplada, deverão ser entregues, os documentos que são o original é cópia de documentos que comprovem o endereço de residência do candidato, em conformidade com o que foi passado pelo cadastro. Original e cópia da certidão de nascimento ou da carteira de identidade, comprovante de escolaridade, original e cópia do CPF do aluno, se ele tiver.

Os alunos que porventura, caiam em uma lista por falta de vagas com alguns critérios poderão ir para uma lista de espera e são as famílias que são atendidas por programas sociais, com a menor renda per capita, será analisada a escolaridade dos pais, a saúde das crianças, suas deficiências e demais doenças. Sendo essa lista fornecida automaticamente na hora do cadastro.

Leia também Matrícula Fácil Online

A expectativa para o ano de 2021

Para o próximo ano a Secretaria Estadual tem uma grande expectativa para que aconteça um aumento dessas vagas, o que é fruto de um constante esforço e com as datas a serem definidas para essas inscrições serem feitas e que são online nas escolas que são públicas poderão ser vistas em seu site. Quem não possuir computador poderá procurar uma das escolas de Belo Horizonte para essa inscrição.

Essa inscrição no site é destinada para os alunos que irão ingressar ou para os que darão continuidade em seus estudos, no Ensino Fundamental no ano de 2021 e para as muitas escolas que são públicas em todo Belo Horizonte. Com certeza uma dessas escolas será encontrada mais perto de sua residência ao ser feito um cadastro online, de forma muito prática e rápida para todos, pais, mães, responsáveis e alunos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *