Matrícula EJA 2021 – como funciona, requisitos e inscrição

Revisado em 20 de fevereiro de 2020

A matrícula EJA 2021 é destinada para estudantes que não finalizaram os estudos em tempo apropriado. E, assim, eles se inscrevem dentro do prazo definido e conseguem concluir tanto o ensino fundamental como médio em dois anos. Confira abaixo como funciona e mais informações!

Matrícula EJA 2021

O governo brasileiro intensificou os seus esforços para que jovens e adultos concluam os estudos em menos tempo. A iniciativa visa fazer com que eles voltem a estudar e possam obter o certificado de conclusão para prosseguirem em seus projetos pessoais e profissionais de vida.

E, desse modo, as escolas do Brasil inteiro já disponibilizam esse tipo de modalidade de ensino. Até porque não são todas que oferecem e, por isso, você deve fazer uma breve pesquisa em sua cidade. No entanto, o governo pretende atender a esse público criando mais escolas nessa modalidade.

Fazer só a matrícula não garante a obtenção da vaga. É preciso entregar a documentação exigida a fim de efetivá-la e comece a estudar. Então, você frequentará as aulas, normalmente, na parte noturna, e ao final, concluirá os estudos.

A obtenção do certificado é entregue ao final do curso EJA. Então, estude até finalizar para que não interrompa novamente os seus estudos! Há muitos benefícios em concluir os estudos e, sem dúvida, terá um grande avanço em sua carreira! Por isso, permaneça firme!

Abaixo você tera mais informações de como se inscrever na matrícula EJA 2021, quais os documentos necessários, qual o período para se candidatar etc!

Quais os requisitos obrigatórios para a EJA

A EJA – Educação de jovens e adultos possui requisitos obrigatórios que devem ser cumpridos. Assim, um deles é a idade apropriada para que possa estudar por essa modalidade de ensino.

Então, para que você descubra se atende a esses critérios, leia abaixo:

  • Para o ensino fundamental é obrigatório que o candidato possua a idade acima de 15 anos
  • Para o ensino médio é obrigatório que o candidato possua a idade acima de 18 anos

Há somentes essas duas obrigatoriedades e, caso as cumpra, então, faça a sua inscrição lendo no próximo tópico como fazer isso.

Como fazer a matrícula EJA 2021?

Como fazer a matrícula EJA 2021

Se você desistiu de estudar e quer retornar as aulas, então, essa é a sua oportunidade! A EJA – Educação de jovens e adultos foi criada para que o aluno volte a estudar, seja lá em que idade ele se encontre. E, com isso, possa obter o seu certificado de conclusão de ensino fundamental e médio.

E uma das maiores vantagens é que você terá aula mais flexível, bem leve que o ensino regular. Essas aulas são ministradas, geralmente, no período noturno. E, por isso, as atividades e o ensino será mais fácil para você concluir.

Também outra vantagem é que o certificado é reconhecido pelo MEC- Ministério da Educação. E, assim, ele é aceito em todo o território nacional. E você não precisará se preocupar na hora de fazer o Enem, concurso público, vestibular ou se candidatar a uma vaga de emprego.

Em alguns municípios do país é possível fazer a inscrição online. No entanto, você precisa fazer uma breve pesquisa na internet para descobrir. Abaixo segue um passo a passo de como fazer a inscrição online!

Para que faça a sua inscrição, saiba abaixo ao seguir estes passos:

  • Acesse o site de seu município que fornece a matrícula online
  • Clique na opção faça a sua inscrição
  • Preencha os seus dados nos campos solicitados
  • Conclua ao receber a mensagem de confirmação de sua matrícula

Você pode também entrar em contato com a secretaria de educação de sua cidade para saber quais as escolas que fornecem essa modalidade de ensino.

Calendário de matrícula EJA 2021

O período em que as matrículas para EJA estão abertas são duas vezes ao ano. Sendo assim, você tem a chance de iniciar os estudos em dois períodos: no primeiro e segundo semestre do ano.

É importante destacar que as datas podem ocorrer diferentes de uma região a outra. Por isso, você precisa ficar atento em sua cidade para não perder o prazo das inscrições.

Para te ajudar, abaixo informamos um calendário previsível:

  • Primeiro semestre do ano – entre os meses de janeiro a fevereiro do ano
  • Segundo semestre do ano – entre os meses de junho a julho do ano

Leia também:

Documentos exigidos para a matrícula

Após você identificar que possui idade conforme a obrigatoriedade e que tem disponibilidade de estudar à noite, entre os horários das 18h as 22h. Então, você pode realizar a sua inscrição online ou presencial, conforme o caso.

A documentação que precisará apresentar na escola é uma etapa fundamental! Até porque é por meio dela que garantirá que você estude os anos para a conclusão do curso.

Eis abaixo quais os documentos:

  • Certidão de nascimento ou certidão de casamento
  • CPF
  • Histórico escolar
  • Comprovante de endereço
  • RG, CNH ou passaporte
  • CTPS – carteira de trabalho (caso em que precise comprovar que trabalha o dia inteiro tendo a disponibilidade de estudar só a noite)

Você descobriu informações sobre a matrícula EJA 2021 que permitirá que estude para obter o certificado. E ele pode ser expedido na própria escola após término do período do curso. Por isso, estude focado em aprender e não desista! Continue até o fim, pois a recompensa virá!

Lembre-se que toda dúvida ou informação que deseja obter terá que tirar na própria escola de sua cidade. Aproveite para verificar a disponibilidade de vagas para essa modalidade ao se dirigir a uma escola próxima de sua casa!

Caso você tenha gostado do que leu, então, comente e compartilhe! Também volte outras vezes em nosso blog, pois todos os dias temos novidades na área da educação para você! Gratidão!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *