Matrícula Escolar DF 2021 – creche, pré-escola, novos alunos, calendário

Revisado em 25 de abril de 2020

Está procurando informações sobre a Matrícula Escolar DF 2021? Confira este artigo e fique por dentro de várias informações interessantes, como: qual é o funcionamento das matrículas e quais as datas do calendário escolar. Além disso, também veremos um passo a passo de como fazer a matrícula online.

Todos os anos várias pessoas procurar realizar matrículas na rede pública de ensino do distrito federal. O DF tem uma peculiaridade em sua composição, por ser a capital do brasil, Brasília-DF é um território, não sendo, portanto, nem um município, nem um estado.

logo GDF
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO
SEEDF

Por isso, a educação pública neste caso, tem as competências municipais e estaduais cobertas pelo mesmo ente da federação. Vale lembrar que o DF não tem cidades, e desta forma, as creches são de responsabilidade do território, assim como a educação básica e média.

Neste caso, todas as necessidades educacionais da população de Brasília DF ficam de responsabilidade do próprio território. Isto significa dizer que você só precisa se matricular uma única vez, já que apenas precisará se movimentar dentro do sistemadesde a pré-escola até o último ano do ensino médio.

Importante lembrar que, não adianta apenas fazer filas em frente as escolas, para garantir a vaga é preciso que você faça a inscrição online e não deixe para a última hora. Pois, à medida que as pessoas forem se inscrevendo, as vagas vão sendo preenchidas.

Como funciona a Matrícula Escolar DF 2021?

Matrícula Escolar DF 2021

O primeiro ciclo de aprendizagem é a educação infantil, nela crianças apartir de zero ano recebem a educação adequada a idade com brincadeiras pedagógicas, cuidados básicos e também aprendem a conviver com outras crianças.Veja como o ciclo de educação está dividido no DF:

Creche

  • Bebês: de zero a 1 ano e meio – são alocados no berçário I e II.
  • Crianças bem pequenas: de um ano e 7 meses até 3 anos e 11 meses – alocadas em Maternal I e II.

Pré-escola

  • Crianças de 4 anos a 5 anos e 11 meses – alocadas em 1º e 2º período (também conhecido como Pré 1 e 2)

Vale lembrar que em alguns casos é possível achar escolar particulares que colaboram com as escolas públicas. E por isso, em nestes casos pode haver vagas em escolas particulares pagas pelo poder público.

Neste contexto, o ensino fundamental é um ciclo de aprendizagem de nove anos. Nele é dada prioridade a alunos entre 6 anos até 14 anos completos.

Vale lembrar que os adultos também tem oportunidade de estudar, mas isto acontece através do EJA, que é específico para quem não conseguiu concluir os estudos na data certa. Além disso, existe o EJA à distância, que pode ser solicitado pelo estudante no momento da matrícula.

Já o ensino médio tem duração de três anos, e é possível que o aluno participe de um curso técnico concomitante, permitindo assim, que o estudante saia do ensino médio preparado para o mercado de trabalho. Isso acontece através do NEM – projeto piloto do novo ensino médio.

Veja as etapas da Matrícula Escolar DF 2021 e calendário

alunos nas escolas DF

Confira a seguir como funcionam as etapas da matrícula para o Distrito Federal:

  • Etapa 1: Renovação de matrícula

O processo de renovação da matrícula é de responsabilidade do tutor, pai ou mãe, quando o aluno tiver menos que 18 anos e de responsabilidade do próprio aluno quando ele for de maior.A renovação deverá acontecer dentro das datas de 2 a 13 de setembro de 2020 para o ano de 2021.

Vale lembrar que o processo de renovação é para aqueles que querem permanecer dentro da mesma escola.

  • Etapa 2: Matrículas novas

É neste momento que acontece a Matrícula Escolar DF 2021 pelo sistema online, já que as inscrições feitas pela internet são para aqueles que não participaram do ano letivo de 2020 e querem começar ou voltar a estudar no DF.

As inscrições para os anos iniciais, educação básica e ensino fundamentale médio,ocorreram entre os dias 27 de setembro de 2020 até o dia 1º de novembro de 2020.

Já para o EJA (Educação de Jovens e Adultos) o período de inscrição é de 25 de outubro de 2020 até 1º de novembro de 2020

  • Etapa 3: Efetivação da matrícula

Uma vez que o aluno tenha sido contemplado com vaga deverá comparecer a unidade escolar com os documentos necessários para efetivar, de fato, a matrícula.

Veja o calendário resumo:

Evento Data Provável
Renovação de matrícula 2 até 13/09/2020
Matrícula para alunos em idade escolar 27/09/2020 até 1º/11/2020
Matrícula para alunos do EJA 25/10/2002 até 1º/11/2020

Passo a passo de como fazer a Matrícula Escolar DF 2021

sala de aula escolaes GDF

Confira a seguir um passo a passo muito simples para você fazer a sua matrícula através da internet e garantir a sua vaga sem maiores problemas. Veja só:

1º Passo: Acesse o sistema através do site http://www.se.df.gov.br/.

2º Passo: No menu irão aparecer várias opções, escolha “Matrículas 2021”.

Dicas: Se não achar a opção, pode clicar aqui e será direcionado para a página de matrículas 2021 DF

3º Passo: Preencha todos os dados solicitados, tanto do aluno quanto dos seus pais ou tutores.

4º Passo: Escolha o grau de escolaridade e a escola que deseja fazer a inscrição.

5º Passo: Envie o formulário e fique atendo aos números de protocolos gerados e as informações fornecidas.

6º Passo: Na data correta, vá até a instituição onde conseguiu vaga, e efetive a sua matrícula, para isso, leve junto os seguintes documentos do aluno:

  • CPF do estudante
  • Certidão de Nascimento
  • 2 fotos 3X4
  • Conta de água ou luz para comprovar residência
  • Comprovante de tipo sanguíneo e fator RH
  • Carteirinha de vacinação para os alunos da educação Infantil
  • Histórico escolar

Além disso, o responsável também deverá levar os próprios documentos, como RG e CPF.

Leia artigos relevantes também:

Conclusão

Enfim, neste artigo você entendeu melhor como funciona o sistema de ensino público do distrito federal, além disso, vimos quais são as etapas de ensino e o calendário de educação. Por fim, vimos também um passo a passo de como fazer a sua inscrição online e os documentos necessários a efetivação.

Gostou da novidade? Comente conosco sua opinião e compartilhe com os amigos as informações!

Obs: Para entender melhor e mais detalhes sobre matrículas nas escolas estaduais DF, favor pode ler o edital:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *