Matrícula Escolar Fortaleza CE 2021 – calendário divulgado

Última atualização em

Está procurando informações sobre a matrícula escolar Fortaleza CE 2021? Neste artigo você encontrará várias informações úteis, sobre como funcionam a matrícula em Fortaleza, o que é e como fazer o Registro Único.

SME Fortaleza
SME Fortaleza

Fortaleza é uma cidade turística do Brasil e capital do estado do Ceará. Além disso, sua educação é de qualidade e muito conhecida por isso. Mas, vale lembrar que a educação fornecida é municipal, e por isso atende:

  • Creche:Aqui as crianças de 1 a 3 anos que residem na cidade de fortaleza, vale lembrar que o registro único, pode ser feito pelos pais assim que a criança nascer.
  • Pré-escola: Crianças de 4 a 5 anos, a matrícula deve ser feita na própria escola da criança.
  • Ensino Básico e Fundamental:A educação que vai da primeira série até o nono ano, inclui crianças nos turnos diurnos e adultos no turno noturno.

Interessante comentar que a cidade de fortaleza tem o Ensino em Tempo Integral,onde os alunos tem aulas pela manhã e a tarde, melhorando assim a qualidade da aprendizagem e até mesmo como uma forma de proteger a infância e adolescência.

Portanto, o ensino médio fica de fora do ensino público municipal de fortaleza, e a cargo do estado do Ceará, que deverá fornecer a educação pública dos três anos da educação média.

Como funciona a Matrícula Escolar Fortaleza CE 2021?

como matricular na rede municipal fortaleza

Para as crianças em idade de creche (até 3 anos) é preciso fazer o registro único na Rede Municipal de Ensino. Mas, afinal de contas o que é Registro Único? É obrigatório? Vale como matrícula?

O Registro Único é um cadastro feito na rede ensino de Fortaleza CE, ele é obrigatório para concorrer a vaga, mas não vale como matrícula. Na verdade, ele tem o objetivo de identificar a demanda de crianças que vão precisar de atendimento, de forma que a cidade consiga se adequar a necessidade de vagas nas creches.

Mais adiante você verá informações de como fazer o seu Registro Único.

Além disso, é interessante dizer que na cidade de Fortaleza, ao contrário de outras cidades também conhecidas, não aderiu ao sistema online de matrícula. Logo todo o processo de matrícula e efetivação da matrícula é feito direito nas creches.

Por isso, logo mais a abaixo você vai entender melhor:

  • Como fazer a sua matrícula
  • Em quais datas
  • Como funciona para entrar na educação integral

Veja como fazer os procedimentos necessários a Matrícula Escolar CE 2021?

Matrícula Escolar Fortaleza
Matrícula Escolar Fortaleza

Confira como fazer o seu Registro único aqui! Entretanto, lembre-se que ele é a primeira etapa não é a matrícula da criança na escola, mas é obrigatório para quem quer vaga para crianças na creche (de zero a três anos).

Veja um passo a passo simples para fazer o seu Registro Único e concorrer a uma vaga na creche:

1º Passo: Já sabe qual creche fica mais perto da sua casa e é onde você pretende estudar? Se ainda não a primeira coisa a fazer é escolher o local, veja a aqui as creches no mapa disponibilizado pela secretaria de educação.

2º Passo: Compareça a esta escola, munido da cópia e original da seguinte documentação,

  • Cópia da CTPS (Carteira de trabalho), para comprovar o trabalho do responsável pela criança
  • Certidão de nascimento do aluno
  • Conta de água, luz ou contrato de aluguel para comprovar endereço
  • Carteirinha de vacinação
  • RG e CPF do responsável
  • Comprovante de renda mensal da família
  • Se criança com deficiência, laudo ou avaliação pedagógica
  • Caso a criança participe do programa Cresça, uma declaração da supervisora
  • Se a família faz parte do programa bolsa família, cópia do cartão
  • 2 fotos 3 x 4

#Dica: Você pode solicitar seu registro único em qualquer dia do ano letivo na própria creche que quer levar seu filho.

Porque precisa de comprovante de renda? As crianças com renda per capta de até R$ 89 reais, terão uma ordem prioritária na lista de espera, e terão o acesso a vaga mais rápido.

Leia também:

Para a matrícula no ensino fundamental normal e integral veja estas dicas e informações úteis

alunos na escola fortaleza

Sobre o calendário, durante o final do ano e início do ano letivo, a creche ou escola tem a obrigação de disponibilizar o calendário. Normalmente, as inscrições abrem na primeira semana de dezembro, por isso fique atendo as informações divulgadas pela secretaria de educação.

Para você ter uma ideia, veja este calendário para novos alunos:

Matrícula nova na educação infantil e primeiro ano 02/01/2021
Do 2º ano até o 4º ano 03/01/2021
Do 5º ano até o 7º ano 04/01/2021
Do 8º ano até o 9º ano 07/01/2021
EJA 08/01/2021

#Dica: Para ter acesso ao ensino integral o aluno, normalmente, concluir um ano no ensino fundamental comum, para depois poder fazer a solicitação.

Documentos necessários para fazer as matrículas:

  • Certidão de nascimento
  • Histórico escolar
  • 3 fotos 3 x 4
  • NIS do responsável
  • Conta de água, luz ou contrato de aluguel para comprovar residência
  • Carteirinha de vacinação
  • CPF e RG do aluno (se houver) e do aluno

#Dica: Até o momento, os documentos oficiais da Matrícula Fortaleza CE 2021 falam a respeito da matrícula ser presencial, feita diretamente nas escolas. Por isso, lembre-se.

Atenção: A Secretaria Municipal da Educação (SME) reforça que, as matrículas para ingresso dos alunos novos na rede MUNICIPAL ocorrecem ao longo do todo ano. Não limita-se ao calendário. O que os pais devem fazer é buscar a escola mais próxima e matrícula-se munido a documentação necesária.

pais e alunos que fazem matriculas

Conclusão

Enfim, neste artigo você ficou por dentro de informações interessantes sobre como funciona o sistema de ensino da cidade. Além disso, vimos sobre como é feito o Registro Único e a possibilidade do ensino integral.

Gostou das informações? Comente conosco sua opinião e compartilhe com os amigos!

Ainda tem Dúvidas? Você pode ligar para o número (85) 3459-6786, de segunda a sexta, durante o período das 8h até as 17 horas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *