Matrícula Nova Iguaçu 2021 – pré-matrículas rede municipal

Última atualização em

Procurando informações matrícula escolar e pré-matrícula Nova Iguaçu 2021 na rede municipal de ensino? Então, confira o post e fique por dentro das principais notícia e informações importantes.

Ter filho em idade escolar requer muitos cuidados com o decorrer do ano letivo, sendo que a primeira coisa a se fazer é a matrícula escolar da criança ou adolescente. A educação na idade correta é importantíssima para o educando que está se desenvolvendo.

Matrícula Nova Iguaçu 2021

Existem três fases importantes na educação da criança e adolescente, e o estado oferece escolas públicas para que as crianças tenham como se desenvolver na idade correta. Veja como se estrutura a educação na rede pública:

  1. i – Educação infantil: dos 4 aos 6 anos, de responsabilidade do município.
  2. ii – Educação básica: ensino fundamental, da 1º ao 9º ano escolar, também de responsabilidade do município.
  3. iii – Educação média: compreende todo o ensino médio, por três aos, e é de responsabilidade do estado.
  4. iv – Educação superior: É a faculdade, e é de responsabilidade da União;

Matrícula Escolar Nova Iguaçu RJ – Rio de Janeiro

Quem tem filhos em idade escolar e mora na cidade de Nova Iguaçu RJ deve ficar atento a formas de fazer a matrícula, o sistema, as datas e os documentos necessários.

A cidade de Nova Iguaçu RJ instituiu um sistema online de matrículas e pré-matrículas para facilitar e agilizar o atendimento. Além disto, a matrícula escolar na rede pública de Nova Iguaçu obedece a um cronograma, de duas fases para matrícula e pré-matrícula.

No entanto, as pessoas que não conseguirem acompanhar a primeira fase, podem tentar se colocar na segunda fase. Outro ponto bem importante é não esquecer de manter a documentação da criança em dia para evitar que as crianças tenham problemas para estudar.

Sistema online de matrículas

O sistema online de matrículas é uma forma de facilitar a vida de quem precisa se matricular. Através dele é possível agilizar o tempo de matrícula e também o estado consegue se programar melhor vendo a demanda em tempo real.

É possível acessar o sistema direto do computador, no próprio site da prefeitura. Onde é possível acompanhar a matrícula, fazer a pré-matrícula e acompanhar a aprovação ou não. Quer saber todas as regras de funcionamento do sistema e das condições de matrícula e efetivação desta? Então clique aqui e veja a portaria nº 78/18 na página 16.

Cronograma pré-matrícula Nova Iguaçu 2021

O cronograma e dividido em duas fases, para a Pré-matrícula (via sistema) e para a efetivação da matrícula (comparecendo a escola com os documentos).

Fase I

Período das pré-matrículas

  • Educação Especial – 18 de novembro de 2019 a 22 de novembro de 2019
  • Educação Infantil, Fundamenta e EJA (Educação de Jovens e Adultos) – 25 de novembro de 2019 a 29 de novembro de 2019.

Divulgação dos estudantes contemplados através da inscrição online – 6 de dezembro de 2019, confira a lista aqui.

Efetivação de matrícula na unidade escolar – 9 de dezembro de 2019 a 27 de dezembro de 2019.

Fase II

Pré-Matrícula em Educação Especial, Infantil, Fundamental e EJA – 6 de janeiro de 2020

Divulgação dos estudantes contemplados na inscrição online – 14 de janeiro de 2020.

Efetivação de matrícula na unidade escolar – 16 de janeiro de 2020 a 24 de janeiro de 2020.

Documentos necessários

Outra coisa importante é não esquecer quais são os documentos necessários para a efetivação da matrícula, e é bom já ter eles mesmo antes de começar a fase de efetivação para evitar algum imprevisto. Confira a seguir a lista de documentos necessários, conforme a portaria nº 78/18:

  1. Duas fotos 3×4 do aluno.
  2. Cópia simples acompanhada da original de:
  • Certidão de nascimento ou casamento ou Registro Geral (RG).
  1. Cópia da Identidade – Registro Geral (RG) e também do CPF do responsável. Se o aluno for maior de idade ou emancipado, bastam os documentos do aluno.
  2. Declaração de Escolaridade ou Histórico Escolar original, que deverão ter:
  • Validade de pelo menos 30 dias,
  • Deve ter a informação referente: ao último ano concluído e em qual fase escolar o aluno está em que ano que a concluiu.
  1. Conta de água, luz ou documento que comprove a residência do aluno nos últimos três meses.
  2. Carteirinha de vacinação, se o aluno tiver menos de sete anos.
  3. Cartãozinho do SUS, e por fim o
  4. Fator RH.

Qual é o passo a passo para matricular um filho na rede municipal de Nova Iguaçu?

Em primeiro lugar é importante você ficar antenado aos cronogramas de começo e final de ano, veja que as pré-matrículas tem a facilidade de poderem ser feitas pela internet, no entanto, existem prazos então preste atenção neles.

Outro fator importante é a documentação exigida, não trate com descaso este fator importante, para que isto não seja problema que atrapalhe ou impeça seu filho de estudar. Veja a seguir o passo a passo da trajetória para que seu filho aproveite o ano letivo com tranquilidade:

  1. Primeiro faça a pré-matrícula pela internet no site oficial da prefeitura de Nova Iguaçu.passo a passo matrícula nova iguaçu 2021
  2. Depois confira na data certa, a divulgação da lista de contemplados. Veja se a pré-matrícula foi aceita e em qual escola o educando foi direcionado, o resultado da primeira fase já saiu e você pode conferir a lista aqui.
  3. Na data correta se dirija a escola e leve toda a documentação exigida para efetivar a matrícula com sucesso. É possível que neste momento seja entregue uma lista de materiais escolares necessários para a criança durante o ano letivo.

Resultado pré-matrículas Nova Iguaçu 2021

Os resultados devem ser consultados a partir do dia 14. Então, para conferir o resultado, deve seguir os passos :

  1. entre no site http://novaiguacu.rj.gov.br/matricula/consultar resultado pré-matrícula nova iguaçu
  2. clique em consultar resultado da pré-matrículas Nova Iguaço 2021
  3. veja a escola para qual foi designado

Lembre que deve comparecer a escola designada para efetuar a matrícula observando o calendário 2021!

Leia também: Colégio Militar do Rio

Conclusão

Vimos até aqui a importância de estudar na idade correta e que o estado fornece condições para isto. No entanto é dever dos pais observar as datas de inscrição e zelar junto aos professores pelo bom andamento escolar do aluno.

Por fim vimos datas importantes, links e informações referentes a documentos importantes para garantir o direito a estudar da criança.

Gostou do post? Então não comente conosco o que você achou, se você tem amigos que também tem filhos em idade escolar não esqueça de compartilhar com eles este post para que eles não percam nenhum detalhe.

Se tiver dúvida sobre Matrícula Nova Iguaçu 2021, favor deixe seu comentário, iremos responder todos os comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *