Pré-Matrícula Pará 2021 – pré-matrícula na rede estadual

Revisado em 11 de maio de 2020

Pré-Matrícula Pará 2021 – pré-matrícula na rede estadual! Mais um ano letivo se aproxima e, certamente, você não vai perder o período para fazer a reserva da vaga em uma escola do Pará. Assim, há duas maneiras de realizar a pré-matrícula: pelo site da Seduc PA ou pela central de atendimento. Confira mais informações desse recurso incrível!

As escolas do Pará já se preparam para receber os novos alunos na rede estadual de ensino para o ano de 2021. São mais de 200 mil vagas ofertadas nas 144 cidades espalhadas por todo o estado. Assim, você pode garantir que o seu filho (a) estude na escola perto de sua casa.

bandeira PA

Mas para isso é bom que esteja atento ao início das inscrições bem como ao processo de matrícula. Para verificar as datas e eventos você pode consultar o calendário disponibilizado no site.

Lembrando que a pré-matrícula é apenas uma reserva da vaga. Após essa etapa, você terá que se dirigir até a escola para entregar a documentação. E, com isso, formalizar a matrícula para que possa estudar no ano letivo.

Matrícula Pará 2021 – Como funciona?

Matrícula Pará 2021 - pré-matrícula na rede estadual

A matrícula Pará 2021 é uma iniciativa do governo do Pará em parceria com a Seduc. Com isso, oferece a chance de você fazer a reserva da vaga pela internet ou telefone. E, assim, evita as longas filas na frente das escolas que tanto estressam e causam desgaste.

É importante estar focado no calendário, o qual traz as datas e os prazos para cada etapa do processo de pré-matrícula. Por isso, é bom consultar sempre que necessitar saber de informações.

O alunos matriculados em escola particular que queira ingressar na pública podem utilizar desse recurso. Como também os alunos que iniciarão os estudos. E aqueles que desejam transferir de uma escola para outra podem solicitar mediante esses dois meios.

Para saber quais modalidades estão disponíveis no site ou telefone, eis abaixo:

  • Ensino Fundamental: 1º ao 9º ano;
  • Ensino Médio: 1º ao 3º ano;
  • EJA: 1ª a 4ª etapa do Ensino Fundamental;
  • EJA: 1ª a 2 ª etapa do Ensino Médio

Caso você queira matricular em alguma dessas, então, veja como é seguindo um passo a passo simples e fácil!

Matrícula Pará 2021 – Passo a passo para a pré-matrícula!

Há duas maneiras que você pode fazer a reserva de uma vaga na modalidade que deseja! Uma é pelo site da Seduc que disponibiliza, no período definido, a inscrição online. E a outra é pela central de atendimento que fornece um 0800 para você ligar, caso não tenha acesso a internet.

Saiba abaixo como você poderá fazer a pré-matrícula nessas duas formas que o governo oferece! É importante ressaltar que você terá que providenciar os seguintes documentos no momento da reserva da vaga:

  • Nome completo do estudante que você fará a pré-matrícula
  • Data de nascimento
  • Nome completo da mãe do estudante que você fará a pré-matrícula
  • Endereço com CEP completo

1 – Pela internet

Para você fazer a matrícula Pará 2021 pela internet deverá aguardar o início das inscrições online e, ao estar liberada,é só seguir estes passos:

  • Acesse o portal da Seduc ao clicar em Pré-matrícula online (LINK de endereço eletrônico aqui)pré-matrícula para 2021
  • Clique na opção de fazer a pré-matrícula
  • Escolha a modalidade que quer realizar a pré-matrícula
  • Em seguida, preencha todos os campos com os seus dadospreencha todos os campos do formulário
  • Confirme as informações inseridas e conclua!

Após terminada a inscrição online, aguarde a confirmação com a mensagem e anote o número da pré-matrícula para uso posterior.

2 – Pela central de atendimento

Outra forma de você realizar a pré-matrícula é pelo telefone. Se você não sabe lidar com o acesso online ou não tem como utilizar da internet, então, pode ligar gratuitamente.

Você deverá entrar em contato pelo 0800 – 280 – 0078. E, depois, seguir as instruções do atendente informando os seus dados.

Depois, prossiga até concluir o procedimento e anote o número da matrícula. Após isso, basta se dirigir até a escola, na data informada, e entregar os documentos.

Com isso, você efetiva a matrícula e os estudos do seu filho ou filha estão seguros! E,então, só aguarda o início das aulas.

Resultado consulta

Além de você poder realizar a pré-matrícula Pará 2021, o portal da Seduc oferece diferentes serviços. Com isso, agiliza os processos de estudos e ainda poupa tempo que poderia ser gasto ao se locomover até a escola. Então, para te ajudar a saber, veja quais são as opções que você pode se beneficiar!

  • Consulta o resultado da pré-matrícula

O responsável legal do aluno pode consultar a situação da pré-matrícula direto pelo site também. Observane o cronograma e consulta o resultado quando ele é divulgado pela Seduc PA. Para fazer a consulta, favor clique no botão Situação pré-matrícula PA 2021 no menu do site oficial, como mostra na foto seguinte:

resultado matricula pa 2021

Ao fazer a consulta, precisa informa número da inscrição que guardou depois da inscrição na pré-matrícula. Ou, pode consultar por dados pessoas:

  • Nome do aluno
  • Data de nascimento
  • Nome da Mãe

Cancelar pré-matrícula PA 2021

Em algum caso, o aluno deve querer cancelar a sua inscrição no sistema. É bem simple. Clique no botão Cancelar pré-matrícula no menu principal do site da Seduc PA, como mostre na foto seguinte:

cancelar sua matrícula pa 2021

Informe seu número de inscrição, clique em consultar. Depois entre no painel do aluno e pode cancela a sua pré-matrícula.

Leia também: 

Calendário para matrículas PA 2021

Calendário para matrículas PA 2021

Apesar de ainda não estar liberadas as datas para a matrícula Pará 2021, aqui estão uma prévia das possíveis que poderão ocorrer nesse ano!

  • Pré-matrícula 2021 – entre os dias 18 de dezembro de 2020 até 11 de janeiro de 2021
  • Confirmação das novas matrículas 2021 PA – 14 de janeiro a 8 de fevereiro de 2021
  • Confirmação dos novatos deficientes – 14 de janeiro a 21 de janeiro de 2021
  • Confirmações das matrículas normais – 22 de janeiro a 8 de fevereiro de 2021
  • Transferência das escolas – até 22 de fevereiro de 2021

Documentos para a matrícula

Para você obter a vaga na rede estadual de ensino é essencial que apresente estes documentos:

  • Certidão de nascimento do estudante
  • Histórico escolar
  • RG (Identidade) e CPF (Cadastro de Pessoa Física) de ambos, responsável e aluno.
  • Comprovante de moradia atualizado
  • 2 fotos atuais 3×4 do estudante

Consultar aluno

Pelo portal Seduc PA, você pode consultar dados do aluno. Se quiser, clique aqui e faça a busca preenchendo as informações nos campos!

Se gostou, comente e compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *