Matrícula Rio 2021 – calendário, inscrição, resultado

Última atualização em

Você está procurando saber mais sobre a matrícula Rio 2021? Então confira este artigo e veja mais informações sobre calendário, dicas, documentos importantes e um passo a passo para fazer a sua matrícula, sem dificuldades.

A seguir, neste artigo, você terá acesso a informações importantes para fazer a matrícula e começar bem o ano letivo do seu filho. Tenha atenção não perca os prazos, nem realize o processo de forma equivocada, para fazer valer o seu direito ao acesso à educação básica.

Como funciona a Matrícula Rio na rede municipal de Ensino

Matrícula Rio 2021

Em primeiro lugar entenda que, neste artigo, como já deixamos claro, estamos falando da rede municipal de ensino, que inclui:

  • Creche: Para crianças dos 6 meses até os 4 anos de idade. Nesta fase a criança é cuidada e tem suas habilidades básicas de coordenação e convívio social trabalhadas.
  • Pré-escola: Para crianças de 4 aos 6 anos;nesta fase, ocorre a pré-alfabetização e o trabalho das habilidades de coordenação motora fina.
  • Ensino Fundamental: Da primeira série ao nono ano, onde a criança em desenvolvimento trabalha todas as habilidades cognitivas e conhecimentos.
  • EJA Ensino Fundamental: Esta modalidade é para aqueles adultos (ou adolescentes) que não puderam estudar na hora certa, muitas vezes, por ter começado a trabalhar cedo. O EJA funciona durante a noite, permitindo que o aluno continue trabalhando.
  • Educação Especial: Para os alunos com deficiência, tanto mental quanto física que precisem de assistência especial para conseguirem acompanhar o aprendizado.

Sendo, portanto, o ensino médio de responsabilidade da rede do estado do Rio de Janeiro.

Quem deve fazer matrícula Rio (Matrícula carioca)

Além disso, fique atento aos processos que cada aluno deve realizar, para garantir e ter acesso a vaga:

  • Rematrícula: é para aqueles que vão continuar na mesma escola, só que no ano seguinte.
  • Transferência: quem quer solicitar outra escola para estudar.
  • Pré-matrícula: para os alunos que ainda não estão matriculados na rede municipal de ensino do município do Rio de Janeiro.
  • Efetivação da matrícula: depois da reserva de vagas pela internet é feito um processo de confirmação, onde o aluno ou responsável, leva os documentos até a escola e assina a solicitação de matrícula.

Veja no próximo item os dias e o calendário, para não perder as datas!

Datas, prazos e calendário para matrícula rio, rede municipal de ensino

calendário matrícula rio

A rematrícula de quem estuda nas creches, escolas ou EDIs da rede municipal de ensino do Rio de Janeiro é automática e não é necessário nenhum processo para garantir a permanência da criança ou adolescente estudando.

Apesar de não ser necessário nenhum processo, fique atendo as solicitações da escola durante o ano letivo e veja os bilhetes, principalmente de final de ano, caso ocorra alguma alteração.

O período de inscrição para os alunos que tenham deficiência física ou mental é entre os dias 7 a 14 de novembro de 2020, para o ano letivo de 2021. Para alunos que tenham apartir dos 4 anos de idade.

As crianças que vão frequentar a creche (a partir dos 6 meses) é necessário realizar a inscrição entre os dias 19 a 26 de novembro de 2020. Já a pré-escola, junto com o Ensino Fundamental e os alunos do EJA, os alunos novos deverão realizar a inscrição entre os dias 7 e 10 de janeiro de 2021.

Para os alunos que querem solicitar a transferência interna (mudar de escola) é necessário fazer a solicitação entre os dias 16 a 21 de janeiro de 2021.

Tabela do calendário Matrícula carioca 2021

Veja a seguir o calendário completo para você não perder nenhuma data!

Rematrícula Automática
Matrícula (novos alunos) Educação Especial 07/11/2020 a 14/11/2020
Matrícula (novos alunos) Creche 19/11/2020 a 26/11/2020
Transferência interna – Pré-escola, Ensino Fundamental e EJA 07/01/2021 a 10/01/2021
Matrícula (novos alunos) – Pré-escola, Ensino Fundamental e EJA 16/01/2021 a 21/01/2021

Passo a Passo para fazer a sua matrícula Rio escola municipal

#Dica 1: Antes de acessar o sistema veja quais escolas são mais perto da sua casa, nesta lista.

#Dica 2: Se você não tem acesso à internet estável e computador, veja aqui quais os lugares com acesso gratuito para fazer a sua matrícula.

1º Passo: Acesse o site www.matricula.rio e clique em “faça a sua inscrição”.

2º Passo: Selecione a opção que mais define o estado do aluno em relação a educação municipal do Rio de Janeiro:

  • Estuda em uma escola da rede municipal de ensino da cidade do Rio de Janeiro
  • Nunca estudou em uma escola da rede municipal do Rio (cidade)

3º Passo: Preencha os dados sobre o aluno, e o ano que ele vai estudar durante o ano letivo de 2021, não o ano que ele estuda em 2020.

#Dica 3: Confira todos os dados, de preferência preencha com os documentos em mãos, você precisará provar isto depois.

4º Passo: Siga o processo preencha os dados obrigatórios e finalize o processo, aguarde até que seja gerado um número de inscrição. Anote ele, e o guarde consigo ou imprima a página.

5º Passo: Consulte a sua inscrição e saiba se ela foi deferida e processada corretamente, para isto acesse o site https://matricula.rio/ConsultaInscricao. Insira informações pessoais e a inscrição gerada no cadastro.

Documentação necessária

6º Passo: Depois de fazer a reserva de vaga, a pré-matrícula, se dirija a escola com os documentos em mãos. Se você tem dúvidas sobre o horário de atendimento, ligue para 1746, ou acesse https://www.1746.rio/. Leve consigo os documentos básicos:

  • RG e CPF do responsável
  • Certidão de nascimento do aluno, RG e CPF se tiver
  • Conta de água, luz, telefone ou outra que comprove o endereço
  • Carteirinha de vacinação
  • Histórico escola (com exceção alunos que vão começar os estudos)

#Dica 4: Quanto antes você fizer a sua pré-inscrição, mais chances de conseguir a vaga na escola desejada.

Conclusão

Enfim, neste artigo você viu informações importantes, dicas, um passo a passo e o calendário para não perder nenhuma data. Por isso, fique atento e garanta o seu direito de voltar a estudar (EJA) ou de ter seu filho cursando o ano letivo.

Gostou do artigo? Comente conosco sua opinião e compartilhe com os amigos as novidades!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *