Matricula RS 2021 online – pré-matrículas dos novos alunos, transferência

Última atualização em

Por meio da matrícula fácil RS, você pode conseguir uma vaga pela internet. E, conforme cronograma, se apresentar munidos com os documentos exigidos pela secretaria da escola. Confira informações abaixo sobre requisitos, quais modalidades de ensino disponíveis e outros detalhes!

Matricula RS 2021 online

A facilidade de ingressar em uma escola do Rio Grande do Sul só foi possível devido a criação da matrícula fácil. Ela é um portal de pré-matrícula onde você pode reservar a vaga para o seu filho ou filha. E, na data prevista, se dirigir até a escola para a entrega da documentação.

Desse modo, evita as longas filas que se aglomeravam na frente das escolas. E também agiliza os processos de ingresso dentro das instituições de ensino em todo o estado do RS. Por isso, utilize dessa grande ferramenta para matricular em uma das séries/anos de seu interesse.

Abaixo estão algumas informações sobre o processo de pré-matrícula RS já para esse ano letivo. E mediante esse portal, você tem acesso ao calendário escolar, a rematrícula e transferências que pode realizar na rede pública estadual!

Modalidades de ensino disponíveis

Para conseguir uma vaga em uma escola públia do estado do RS é bem fácil e rápido! Pelo portal de pré-matrícula você pode se inscrever conforme o calendário divulgado pela portaria. Caso você tenha interesse, então, descubra as modalidades de ensino disponíveis (público-alvo):

  • Destinado ao 1º ano do ensino fundamental (deve completar 6 anos até março do ano vigente)
  • Quem quer estudar o 1º ano do ensino médio
  • Para quem deseja fazer o curso normal
  • Aproveitamento para o curso normal
  • Educação profissional integrada ao ensino médio
  • Educação profissional concomitante ao ensino médio
  • Educação profissional subsequente (destinado para aqueles que já concluíram o ensino médio)

Há também vagas para quem quer voltar a estudar ao fazer a EJA – Educação de jovens e adultos. Então, se você possui 18 anos completos poderá se inscrever para o turno da noite. Agora, para estudar de manhã, deverá ter 15 anos completos.

Independentemente da sua faixa etária, você tem a obrigatoriedade de comprovar mediante a apresentação do seu docuemnto de identidade (RG).

Rematrícula

Além da reserva da vaga, você também pode realizar a rematrícula, dependendo do caso. Assim, algumas informações abaixo para você saber como proceder:

  • Se a frequência for superior a 75%, então, ela é automática
  • Se a frequência for inferior a 75%, então, ela é presencial, ou seja, deve se dirigir até a escola onde o aluno está E deve entregar os seguintes documentos: carteira de identidade (menores de 18 anos deve apresentar a identidade do responsável também) e comprovante de residência

Transferências

Caso você queira realizar a transferência, então, siga estas recomendações:

  • Se for do 2º ao 9º ano do ensino fundamental você deve acessar aqui e preencher as informações
  • Já para os demais ensinos, você deve comparecer na própria escola
  • Se for o 2º e 3º ano você deve acessar aqui e preencher a ficha de inscrição
  • Se o interesse for para o curso técnico integrado ao ensino médio e o curso normal 2º e 3º ano do ensino médio você deve se dirigir na própria escola

A realização da transferência segue o prazo do calendário publicado pela portaria. Assim, você precisa estar informado quanto as datas e prazos para não perder.

Como fazer a matrícula RS 2021 online?

Como fazer a matrícula?

Você pode realizar a pré-matrícula online pelo portal específico ao clicar Inscrição. E, se preferir, pode preencher a ficha de inscrição ao clicar aqui. Após entrar na página, você deve escolher uma das opçõs para realizar a reserva da vaga, conforme a sua necessidade e interesse.

No entanto, é preciso estar atento ao período que cada modalidade tem, pois há as datas com prazos definidos. E, se você perder, poderá ficar sem estudar. Então, procure ler também as instruções que estão presentes ao lado esquerdo de cada modalidade de ensino.

Desse modo, pode realizar os procedimentos corretamente! E, com isso, ter a certeza de estudar no ano letivo, sem qualquer impedimento.

Outro detalhe importante é apresentar a documentação de forma completa, sem faltar nenhum item.

Se você já fez a inscrição online e quer consultar o candidato, então, clique aqui e preencha os dados solicitados.

Caso você queira mais informações ou tirar dúvidas sobre os processos de matrículas, então, pode entrar em contado pelo número 3288 – 4888.

Calendário de pré-matrícula

Ao saber do calendário de pré-matrícula RS fica muito mais simples conseguir uma vaga. Por isso, sempre que quiser realizar a matrícula, verifique primeiramente o calendário no site ou vá até a escola de seu interesse.

  • As inscrições acontecem dentro deste período: entre os dias 1 a 24 de novembro
  • As matrículas acontecem dentro deste período: entre os dias 2 a 22 de janeiro

Esse calendário se destina as seguintes modalidades de ensino:

  • 1º ano do ensino fundamental
  • 1º ano do ensino médio
  • Curso normal
  • Educação profissional integrada ao ensino médio
  • Educação profissional subsequente ou concomitante ao ensino médio (cursos técnicos)
  • Aproveitamento de estudos – curso normal (magistério)

Fique atento sobre a sua inscrição, pois deve acessar o site para verificar se foi selecionado para tal modalidade de ensino escolhida!

Como visto, as inscrições e matrículas no Rio Grande do Sul seguem normas conforme o calendário. Então, você deve seguir corretamente a fim de garantir que o seu filho ou filha estude com toda a tranquilidade.

Esperamos que você tenha se atualizado com as principais informações de como ingressar em uma escola pública dessa região sul. E se você mais informações, acesse o site ou vá até a escola mais perto de sua casa.

Comente o que achou e, se desejar, compartilhe com os seus amigos e familiares.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *