Matrículas MA 2021 online – pré-matrícula, calendário

No Maranhão, a matrícula para o seu filho (a) estudar o ensino médio pode ser feita pela internet. E há duas opções que você pode escolher: o ensino convencional e integral conforme o seu interesse e necessidade. Descubra mais informações de como acessar as matrículas MA, documentos exigidos etc.

aluno novo rede estadual MA

O estado do Maranhão, região nordeste do país, implementou um sistema de matrícula pela internet. E, assim, você pode reservar a vaga online e apresentar a documentação na escola em data e hora definida pelo edital.

Essa ferramenta online é direcionada apenas para ingresso ao 1º ano do ensino médio regular (parcial e integral). Para as outras modalidades de ensino, a matrícula é na própria escola que deseja estudar. E são estes abaixo:

  • Educação infantil, fundamental, EJA – Educação de jovens e adultos, educação indígena, de campo e quilombola

Portanto, fique atento ao calendário de matrícula a fim de não perder os prazos e ficar sem estudar.

Aqui abaixo você terá informações de como proceder na matrícula do ensino médio, seja aquele oferecido parcialmente como integralmente.

Como acessar o sistema de matrícula online?

Matrículas MA 2021 online

O acesso à matrícula online do Maranhão é por meio do site Educação MA. E ela está disponível durante o prazo definido pelo edital e você pode conseguir uma vaga em uma rede estadual de ensino.

É importante salientar que somente realizar a pré-matrícula não garante a vaga. Até porque você precisará entregar toda a documentação na escola. Portanto, fique atento a isso.

E a disponibilidade da vaga na escola de sua preferência dependerá da ordem de inscrição. Então, quanto mais cedo você fizer a inscrição, mais certo conseguirá reservar a vaga na escola que deseja.

Também vale a pena ressaltar que é preciso fazer a pré-matrícula em apenas uma única escola. E não esqueça de apresentar a documentação durante, normalmente, o período de 13 a 17 de janeiro.

O procedimento de matrícula online é assim:

  • Acesse o sistema online de matrícula ao clicar em Pré-matrícula MA pelo LINK AQUIpreencher e matrícula
  • Escolha uma das duas opções que aparecem na página: escola parcial ou escola integral
  • Preencha os campos solicitados corretamente
  • Finalize com o comprovante de matrícula emitido

Para acessar novamente, é só informar o código do aluno e a senha. Desse modo, pode atualizar os seus dados, fazer alguma observação, tirar dúvidas etc. Também é possível fazer o login com o seu  nome, nome da mãe e data de nascimento, então, clique aqui e acesse agora mesmo!

E quando passar do prazo para fazer a pré-matrícula?

Caso você tenha perdido o prazo da matrícula nas datas especificadas no edital, então, deverá acessar o sistema aqui. E, depois, clicar em Fora do período de pré-matrícula. Após isso, seguirá as orientações quanto aos procedimentos ao preencher as informações na página.

É fundamental destacar que as vagas podem não haver mais depois do prazo dado pelo edital. Então, é bom que assim que estiverem abertas a pré-matrícula, você logo deverá acessar o site e seguir com o cadastro.

Não perca o período para estudar. Essa é a sua oportunidade de ter um ensino de qualidade e que possa lhe direcionar ao mercado de trabalho!

Documentação de matrícula para apresentar na escola

Mediante a pré-matrícula online, você deverá apresentar a documentação nas datas e horários definidos no edital e calendário. É bom que reúna a documentação o quanto antes a fim de se assegurar de que não está faltando nenhum para apresentar na escola.

Assim, eis abaixo listados para você reuni-los e se dirigir até lá:

  • 2 fotos ¾
  • Cópia e Original da Declaração de escolaridade ou Histórico Escolar (é obrigatório que seja emitido dentro do prazo de 30 dias pela unidade escolar em que estava estudando)
  • Cópia e Original da Certidão de Nascimento ou Casamento
  • Cópia e Original do CPF do aluno (opcional)
  • Cópia e Original do CPF e RG do responsável, caso seja estudante menor de 18 anos
  • Cópia e Original do Laudo comprobatório de deficiência declarada (caso seja o seu caso)
  • Cópia e Original do Comprovante de residência (preferencialmente, conta de energia)
  • Cópia e Original do Questionário Sócio Econômico todo preenchido e assinado pelo responsável
  • Cópia e Original do Termo de Adesão assinado pelo responsável (no caso da opção pelo ensino integral)

Todos esses documentos deverão ser entregues por completo. Então, se faltar algum, certamente, você será prejudicado e poderá perder a vaga. Portanto, fique atento a essa exigência para efetivar a sua matrícula!

Informações adicionais

Para estar mais informado, então, leia abaixo algumas informações adicionais sobre a pré-matrícula:

  • Caso você venha a cursar o ensino médio no período noturno será preciso autorização do responsá Então, clique aqui e veja o modelo de autorização que precisará entregar na escola
  • O questionário socioeconômico é obrigatório! Para preenchê-lo, acesse aqui e confira!
  • Caso opte pelo ensino integral, então, clique aqui e veja o termo de adesão para essa modalidade de ensino

Caso você queira ler todas as informações, então, clique em Edital de Matrículas MA e confira mais detalhes de procedimentos etc. Pode também enviar uma mensagem pelo seguinte e-mail [email protected]

E, se preferir, pode entrar em contato com a secretaria de educação ao ligar para os seguintes telefones de atendimento:

  • 98 3268 – 30 17
  • 98 3268 – 7716
  • 98 3268 – 0918

Como visto, o ingresso ao ensino médio é feito, exclusivamente, pelo sistema online de pré-matrícula. Para outras modalidades de ensino, a matrícula é feita na unidade escolar. Mas, pode ser que futuramente todas elas poderão ser online! Vamos torcer!

E, se você gostou dessas informações, comente e compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *