Pré-Matrícula Belém 2021 – inscrição online

Revisado em 16 de fevereiro de 2020

Na rede municipal, você tem a comodidade de realizar a reserva de vaga para a matrícula 2021 em Belém! Por isso, obtenha informações de como solicitar, quais os documentos necessários, quais modalidades estão disponíveis pela internet e outros detalhes importantes!

Pré-Matrícula Belém 2021

A Semec – Secretaria Municipal de Educação do estado de Belém oferece o recurso online para você fazer a pré-matrícula de seu filho (a). Sendo assim, facilita o ingresso para estudar na modalidade de ensino de seu interesse.

Desse modo, tanto o estudante como os pais e/ou representantes legais podem utilizar a plataforma 24h/dia. E, assim, evita o seu deslocamento até à escola e também tempo desperdiçado nas longas filas que se aglomeram na frente da escola.

Por isso, saiba abaixo qual o período em que você pode solicitar a reserva online! E, com isso, garantir que o seu filho ou filha estude em uma escola da rede municipal de Belém, no Pará!

Como funciona e como fazer a pré-matrícula?

O sistema de pré-matrícula online em Belém, estado do Pará, se destina a alunos novos, transferidos e alunos antigos que desejam estudar no ano letivo. Assim, você acessa o site oficial, faz o cadastro e solicitar a reserva da vaga na escola de seu interesse.

Após esse procedimento, você tem 3 (três) dias de prazo para apresentar a documentação completa na escola escolhida. E, dessa maneira, efetivar a matrícula. Então, caso não compareça na secretaria da escola ou não apresente todos os documentos exigidos, você perderá a vaga!

Para fazer a matrícula 2021 Belém, siga estes passos:

  • Acesse a plataforma ao clicar em Inscrição online
  • Depois, clique em Inscrição
  • Preencha os campos solicitados com os seus dados e clique em próximo
  • Continue preenchendo as suas informações nos locais solicitados
  • Conclua a sua inscrição ao receber a mensagem de confirmação

Se você não encontrar vagas na escola que deseja é porque não há mais disponíveis. Então, você terá que escolher a escola que ainda possui oferta de vagas!

Caso você queira acompanhar o processo de inscrição, então, consulte ou imprima ao clicar em Consultar/Imprimir e siga as orientações do visor!

A quem se destina a pré-matrícula Belém?

Para realizar a pré-matrícula 2021 Belém é necessário que o ingresso à escola seja para:

  • Estudantes que ingressarão à escola pela primeira vez nas modalidades de ensino: educação infantil e ensino fundamental (regular e EJA – Educação de jovens e adultos)
  • Estudantes que queiram se transferir oriundos de outros países, estados e cidades do Brasil
  • Estudantes que desistiram, mas desejam retornar as aulas da rede municipal de ensino

Se você se enquadra a uma dessas condições, então, poderá realizar a pré-matrícula online!

Documentos necessários para a matrícula 2021 Belém

Para efetivar a sua reserva da vaga é preciso se dirigir até a escola no prazo de até 3 (três) dias úteis. Desse modo, garantirá a vaga para estudar em uma escola municipal de ensino de Belém, no Pará.

Caso não compareça na data estipulada pelo calendário, perderá a vaga e ela será encaminhada para as vagas remanescentes.

Assim, deverá entregar na secretaria da escola escolhida os seguintes documentos:

  • 2 (duas) fotos ¾
  • Número do protocolo gerado no ato da inscrição, o qual é o comprovante da sua pré-matrícula
  • Ressalva ou histórico escolar (original e cópia)
  • Certidão de Registro Civil ou Cédula de Identidade (original e cópia)
  • CPF obrigatório para maior de 18 anos (original e cópia)
  • Comprovante de residência (original e cópia)
  • Carteira de vacinação (original e cópia)

Se a escola necessitar de mais documentos, então, ela solicitará posteriormente!

Modalidades de ensino para a pré-matrícula

Para estudar em uma rede municipal de Belém, as modalidades de ensino disponíveis pela internet são os seguintes:

  • Educação infantil
  • Ensino fundamental (Ciclos I, II, III e IV – anos iniciais)
  • EJA – Educação de jovens e adultos – alunos novos

Caso você tenha necessidade e interesse de ingressar em uma dessas modalidades, então, está apto a acessar o site e fazer a sua inscrição!

Cada modalidade oferece um período de inscrição que você deverá seguir. Então, para acessá-lo, clique em Calendário e verifique cada etapa com respectiva data de início e fim!

Informações adicionais

Agora que você conheceu alguns procedimentos que devem ser seguidos para que consiga uma vaga na rede municipal de Belém, abaixo estão informações adicionais:

  • A pré-matrícula online é a única forma de ingresso para o aluno novo
  • A reserva da vaga pela matrícula online não garante que o aluno estudará no ano letivo. Para confirmar a matrícula, será necessário a entrega dos documentos no tempo estipulado
  • A idade mínima para ingresso do estudante no 1º ano inicial do ensino fundamental é de 6 anos completos na data de 31.03.2021
  • Para a EJA – Educação de jovens e adultos, a idade mínima é de 15 anos completos até o início do ano letivo (21.01.2021)
  • As vagas das escolas estarão informadas no ato da inscrição
  • Caso você deseje cancelar a sua inscrição, então, deverá acessar o menu de consultar/imprimir, informar o número do protocolo. Em seguida, role para baixo o cursor e clique na opção “excluir inscrição”

Essas foram as informações adicionais que o ajudará a saber mais dados de como proceder para o uso correto da plataforma online. E, caso queira mais detalhes, então, acesse Perguntas Frequentes e leia o conteúdo completo no site!

Como lido, a reserva da vaga para estudar em uma escola municipal de Belém é a sua grande chance de poupar tempo e deslocamento. Por isso, aproveite essa ferramenta e utilize-a sempre que necessitar fazer a pré-matrícula de alguém de sua casa, parente ou vizinho!

E, se você gostou dessa matéria, então, compartilhe com aquele amigo ou familiar que precisa saber disso! Também comente abaixo sobre o que achou desse recurso virtual que facilita a vida de muitos paraenses!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *