Pré-matrícula escolar Sergipe 2021

Última atualização em

Pré-matrícula escolar Sergipe 2021 – No início de todos os anos o governo do Estado de Sergipe abre inúmeras vagas para novos alunos ingressarem na Rede Pública do estado, dando a eles a chance de uma boa educação a zero custo. Mas devido à alta demanda, foi necessário a criação de um processo de pré-cadastro, para diminuir essa demanda e acelerar o ato da matrícula.

O processo é denominado como Pré-matrícula Escolar SE 2021, que reserva aos cadastrados uma vaga garantida em uma as instituições de ensino do estado.

Embora isso não substitua a matrícula presencial, auxilia bastante, pois só é preciso ir até a instituição de ensino uma vez, o que outrora não acontecia.

matrículas se 2021

Pré-matrícula escolar Sergipe 2021

Como introduzimos acima, o processo de matrícula era algo bastante cansativo, e que nem sempre dava certo, muita das vezes, ocorrendo vários erros e deixando todos de cabeça quente.

Então, com a era tecnológica em alta, foi possível solucionar esse problema com poucos cliques, e é isso que iremos abordar neste artigo.

Um importante aspecto da pré-matrícula Sergipe 2021 é não irá precisar sair de casa para efetuá-la, tudo é feito online.

O que outrora era cansativo e levava diversas horas em filas, hoje será possível realizar em segundos sem ao menos sair de casa, o processo é isento de custos.

Todos podem realizar a pré-matrícula escolar Sergipe 2021?

Pré-matrícula escolar Sergipe 2021

Não, o cadastro fácil é concedido somente a algumas classes de ensino, como por exemplo, o Fundamental e Médio, mas existem classes que não são contempladas pelo cadastro.

Para não ficar algo abstrato, iremos destacar em uma pequena lista com os anos de ensino que fazem parte do projeto online.

Quem pode reservar uma vaga em alguma das instituições de Ensino do Estado de Sergipe 2021?

  • Alunos de escolas Estaduais e Municipais
  • Alunos do Fundamental I e II
  • Alunos do Ensino Médio I, II e III
  • Alunos do EJA

É possível utilizar o cadastro online para alunos que desejam trocar de escola, ou que estão trocando de estado/cidade. Caso seja a primeira vez em alguma das instituições de Ensino do estado, também é possível realizar o cadastro.

Detalhe, somente para os anos destacados acima, a pré-matrícula 2021 não contempla o ensino infantil, como em outros estados. Mas claro, talvez em alguns anos o mesmo seja incorporado ao projeto.

Documentos necessários

documentos

Embora a pré-matrícula seja feita diretamente online, é necessário que você realize o upload de alguns documentos pessoais, do aluno e responsável. É importante que em alguns casos é necessário digitalizar os documentos, mas não se preocupe, iremos explicar como funciona a digitalização dos documentos.

Mas em suma, os documentos são os mesmos utilizados em uma matrícula comum, mas com alguns documentos a menos. E é válido salientar que mesmo após a pré-matrícula, é obrigatório levar os documento até a instituição de ensino selecionada, para validar a matrícula.

  • RG (Identidade) e CPF (Cadastro de Pessoa Física)
  • Declaração escolar
  • Comprovante de moradia
  • Foto 3×4
  • Cartão de vacinação (Para alunos que estão entrando no Fundamental I)

O ato da pré-matrícula não substitui em hipótese alguma o cadastro pessoal na Instituição de Ensino selecionada, o que vamos aprender no próximo tópico apenas acelera o processo, para ambos, tanto para à Instituição quanto para o aluno/responsável.

Digitalizando documentos

Em muitos formulários online ocorre à necessidade de fazer upload de documentos digitalizados, que para muitos é um bicho de sete cabeças, mas iremos explicar que não é algo tão complicado.

Existem duas maneiras, a mais simples e mais requisitada, é tirando fotos nítidas dos documentos, bastando então fazer o upload para o site em questão.

Mas também, é possível digitalizar os documentos escaneandoeles através de uma impressora, ou melhor, multifuncional.

Caso você opte pelo segundo método, irá custar bem pouco, geralmente é cobrado uns R$ 5 por esse tipo de serviço.

Após isso, será enviado ao cliente um arquivo em imagem ou pdf com os documentos, então, basta realizar o upload e completar sua Pré-matrícula Escolar Sergipe 2021.

Realizando Pré-matrícula Escolar SE 2021

escola publica SE - Pré-matrícula escolar Sergipe 2021

Como já foi introduzido inúmeras vezes, o processo de Pré-matrícula é algo bem simples e rápido, você precisa apenas de um dispositivo com Internet e portar os documentos citados acima.

O cadastro pode ser feito pelo aluno, mas claro, com o responsável em sua retaguarda, embora seja um processo bem simples, é algo sério e dentro da lei.

  • Entre no site oficial do Governo clicando neste link
  • Selecione sua modalidade
  • Selecione o ano letivo
  • Selecione cidade
  • Selecione o turno
  • Preencha as informações pessoais

E pronto, você deverá clicar em Primeiro Acesso e seguir as instruções concedidas pelo site para que você obtenha o código de acesso e senha, o famoso, login.

Agora, com o login em mãos, entre normalmente e fique por dentro das datas oficiais da matrícula, cada instituição de Ensino irá abrir suas matrículas em dias e até em meses distintos.

Embora o processo de Pré-matrícula escolar SE 2021 seja bem completo, ainda é necessário se apresentar na escola, ao término do cadastro acima é dado ao aluno os prazos para que o mesmo se apresente na instituição juntamente com o responsável.

Mais informações

Esse é um tópico bônus, que irá auxiliar as pessoas que já realizaram o cadastro acima, mas que ainda possuem diversas dúvidas sobre o portal.

Caso você seja aluno da Rede Pública de Ensino e tenha perdido seu código de acesso, você deverá fazê-lo do começo, clicando em já possuo aceso e escolher a opção de primeiro acesso.

E então, caso você necessite realizar transferência de escolas, você deve realizar login e escolher a opção de matrícula em outra escola.

Muitas pessoas podem ficar com dúvidas de como saber o número de vagas possíveis, para saber isso, é bem simples, as vagas disponíveis ficarão em aberto para escolher.

Embora já tenhamos comentado acima, os documentos enviados pelo site não irá substituir a apresentação dos documentos físicos na escola.

E caso você não se apresente na escola no prazo estipulado, você irá perder sua vaga, tendo que esperar abrir novas, ou então, entrar na fila de espera.

Caso você ainda tenha ficado com dúvidas, clique neste link e veja algumas perguntas respondidas pelo portal da instituição.

Contato de telefone: 0800 285 53 21

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *