Pré-Matrícula Paraíba 2021 – rematrículas, transferências e novatos

Última atualização em

A Paraíba oferece todos os anos uma estrutura para alunos que desejam participar de seu processo educacional em âmbito estadual, através da Pré-Matrícula Paraíba 2021, contando com disponibilidade de vagas para adolescentes e crianças e até mesmo para pessoas mais velhas ou que queiram retomar os estudos.

Portanto esteja você com a idade padrão para cursar o ensino fundamental ou médio, poderá utilizar a rede estadual de ensino, para obter conhecimento. Os adultos poderão utilizar a EJA (Educação de Jovens e Adultos) para regressar ao ensino público, com aulas em período noturno, mantendo a possibilidade de conciliação com sua jornada de trabalho.

Por isso continue a leitura deste artigo e descubra como funciona a Pré-Matrícula Paraíba 2021 e as etapas que você precisa cumprir para retomar seus estudos.

Rede estadual de ensino da Paraíba

seduc paraiba -pb
Seduc PB

O ensino fundamental é direcionado à crianças a partir dos 6 anos, que cursam da primeira série até o 9° ano, por volta dos 14 anos de idade.

O ensino médio é voltado aos adolescentes de 15 à 18 anos que buscam melhorar as habilidades e preparar-se para futuras graduações ou cursos técnicos.

Na educação de jovens e adultos é possível que as pessoas que já ultrapassaram a idade escolar retornem aos estudos, tanto no ensino fundamental quanto no médio.

É muito importante dizer que para aqueles que procuram pela educação infantil (a creche) é fundamental que entre em contato com a secretaria de educação do município de residência, isso porque as creches são administradas pelas prefeituras e não pelos governos estaduais.

O funcionamento da Pré Matrícula Paraíba 2021

matrículas abertas 2021 paraíba
Como fazer matrículas 2021 PB

A pré-matrícula Paraíba 2021 é destinada à novos alunos provenientes de outra rede de ensino. E também, aqueles crianças que começam o primeiro ano de estudo em 2021 também deve procurar pré-matriculas observando o calendário. O processo de pré-matrícula também compreende etapas em âmbito administrativo, que devem ser cumpridas antes do aluno conseguir acessar a vaga e iniciar os estudos.

Nos próximos parágrafos vamos explicar quais etapas compõem o processo administrativo até a entrada ou permanência do aluno em sala de aula.

Importante: O link oficial para matrículas PB é CLIQUE AQUI

Rematrícula ou renovação

Os alunos que já estão no sistema de educação estadual devem confirmar a matrícula para o ano seguinte, desta forma, conseguindo prosseguir com os estudos.

Este processo é válido apenas para aluno que pretendem permanecer na mesma instituição, mantendo seu vínculo com a rede estadual.

Pré Matrícula Paraíba 2021

pré-matrícula paraíba 2021

Se você é um novo aluno na rede estadual paraibana a processo recomendado é a pré-matrícula Paraíba 2021. Este processo é válido até para o primeiro ano do aluno na educação de Ensino fundamental, Ensino médio e educação para jovens e adultos.

Um ponto de atenção: se o aluno ou seu tutelado ficarem um ano sem estudar, será necessário se matricular novamente.

Transferência

Se a atual instituição de ensino não tiver o próximo ano de ensino o aluno precisará mudar para outra escola, preferencialmente próxima a sua residência.

Para isso será necessário solicitar a transferência de sua matrícula. Lembrando que este processo é válido apenas para os alunos que não abandonaram as aulas ou precisam ser transferidos para outra instituição.

Documentos solicitados para matrícula

estudante na sala de aula pb
Alunos na sala de aula rede estadual PB

Para que o aluno consiga realizar sua matrícula na rede estadual de ensino da Paraíba é necessário apresentar a documentação solicitada pela rede, não podendo haver qualquer erro ou inconsistência.

A seguir você confere toda a documentação que é solicitada no momento de realizar a matrícula na instituição selecionada:

  • 1 foto recente em tamanho ¾;
  • CPF ou RG. Se não possuir estes documentos deverá apresentar a Certidão de Nascimento;
  • Histórico escolar ou o certificado de conclusão de ensino preenchido pela secretaria da instituição;
  • CPF e RG dos pais do aluno ou seus responsáveis;
  • Certificado de reservista para alunos do sexo masculino a partir de 18 anos;
  • Comprovante de endereço atual, emitido há no máximo 3 meses.

A não apresentação de algum destes documentos no prazo estipulado acarretará a perda da vaga na instituição.

Os documentos mencionados acima são padrão, porém é importante confirmar na instituição de ensino escolhida se há necessidade de apresentar mais algum documento.

Tanto a instituição de ensino quanto a Secretaria de Educação do Estado da Paraíba podem esclarecer quaisquer dúvidas que o aluno possua.

A recomendação de contato com a secretaria de educação do estado e com a instituição é uma maneira de evitar imprevistos ou desencontro de informações, prejudicando o processo de matrícula do aluno.

Os alunos com menos de 18 anos somente serão atendidos se o processo for realizado por seus pais ou responsáveis.

Prazos, períodos e etapas

cronograma para pré-matrícula 2021 paraíba

Para que os alunos consigam realizar sua matrícula e garantir sua vaga no próximo ciclo de ensino é fundamental compreender o prazo da pré-matrícula Paraíba 2021 assim como suas etapas e demais detalhes.

Até mesmo porque o calendário é estabelecido considerando datas e etapas distintas de acordo com a situação do aluno que solicita a matrícula.

Existe diferença de calendário entre alunos novos e os veteranos, logo, saber exatamente qual o calendário de cada etapa é fundamental para evitar a perda da oportunidade de continuar ou retomar os estudos.

Nas próximas linhas você poderá conferir os prazos para matrícula na rede estadual de ensino da Paraíba.

Estes prazos podem ser alterados, portanto é fundamental que os alunos sempre mantenham contato com com a secretaria de educação de sua localidade:

  • Novos alunos da rede municipal: matrículas liberadas a partir de 03 de janeiro de 2021;
  • Novos alunos da rede estadual: matrículas liberadas a partir de 03 de dezembro de 2020;
  • Alunos veteranos: para aqueles que pretendem permanecer na mesma instituição de ensino o prazo para rematrícula é 30 de dezembro de 2020.

Como pudemos observar, as etapas para pré-matrícula Paraíba 2021 não são complexas, tão pouco extensas.

Apenas exigem dos candidatos um pouco de atenção e cuidado, principalmente em relação à documentação e prazos.

Portanto procure se organizar para que a pré-matrícula Paraíba 2021 não fique para o último momento.

Mantenha sua documentação atualizada e armazenada em local de fácil lembrança, para que no momento em que o processo de rematrícula for aberto você não precisa gastar muito tempo na procura desta documentação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *