Pré Matrícula Paraná 2021 online pela seed PR, área do aluno

Última atualização em

A pré matrícula Paraná 2021 é um processo fundamental para os alunos da rede estadual paranaense, independentemente se já estão na rede ou retornando.

Este processo de matrícula permite que os alunos consigam obter vagas para continuar ou retomar seus estudos. Portanto acompanhe neste artigo todos os detalhes sobre este processo.

Matrículas online PR 2021– Como funciona?

seduc pr
Matrículas online PR 2021

Plataforma online o Matriculas Online permite que pais ou responsáveis por alunos possam solicitar vaga em uma instituição de ensino. Esta plataforma facilita a demanda por serviços originalmente presenciais.

Mas esta plataforma passará a fazer parte do sistema que permite acesso ao boletim escolar, mas sua utilização não será obrigatória.

Logo, se você não possui acesso à internet ou não deseja utilizar o sistema informatizado pode se dirigir até uma instituição de ensino para matricular o aluno.

Mas se você optar pela realização da matrícula online poderá contar também  com a possibilidade de uso da plataforma através de seus smartphone, já que trata-se de uma ferramenta desenvolvida de maneira responsiva, permitindo a fácil adaptação à diferentes tamanhos de tela e dispositivos.

Este modelo de implantação tem como objetivo reduzir gasto durante o processo de solicitação de matrícula na instituição de ensino, além de permitir que uma nova tecnologia seja incorporada ao cotidiano da população do Paraná

Este tecnologia surge para facilitar a vida de pais e responsáveis por alunos, permitindo que eles cumpram o prazo necessário para a pré matrícula Paraná 2021.

Algumas observações precisam ser levantadas em relação a plataforma:

  • Os alunos já matriculados que desejam permanecer na escola precisam confirmar a vaga através da plataforma;
  • Quem busca por vagas em outra instituição pública poderá indicar três opções;
  • Alunos ingressantes que passarão para a série seguinte precisam acessar o sistema e confirma a instituição escolhida, pois a indicação é realizada com base no endereço do aluno.

Etapas do processo da Pré Matrícula Paraná 2021

estudante rede estadual PR
Etapas do processo da Pré Matrícula Paraná 2021

O processo de educação é pautado por etapas administrativas do momento da solicitação de matrícula até o aluno estar cumprindo sua carga horária na escola, divididas em três fases distintas.

Transferência

Se você já é aluno da rede pública estadual e deseja mudar de instituição para acessar um curso técnico, por exemplo, ou estudar em uma unidade próxima de sua residência, o processo a ser realizado é o de transferência.

Se você é aluno vindo escola pública de outro estado ou de escola particular não poderá solicitar transferência, já que este processo é válido apenas para alunos que já estejam na rede estadual da localidade escolhida.

Pré Matrícula Paraná 2021

processo de Pré Matrícula Paraná 2021
Pré Matrícula Paraná 2021 online

Esta fase é voltada à novos alunos da rede estadual paranaense, alunos vindos da rede de ensino particular, os que por algum motivo deixaram de estudar e tentam viabilizar seu regresso no ensino público.

Renovação

Esta fase diz respeito aos alunos ativos nas instituições estaduais. Aqueles que estão cursando o ensino fundamental ou médio e pretendem continuar na mesma instituição devem optar pela renovação.

Este processo, na maioria das vezes, é realizada na própria instituição onde o aluno está matriculado, com sua autorização, se for maior ou de seus pais ou responsáveis e tiver menos de 18 anos.

Matrículas online PR 2021: acesso à plataforma

área do aluno PR
área do aluno

O acesso à plataforma Matrículas online PR 2021 é realizado da seguinte forma:

  • Os pais de alunos ou os responsáveis devem acessar a plataforma, na área do aluno e preencher os números do CPF e celular. Em seguida o sistema vai disparar um SMS para o celular informado com um código de verificação;
  • Na sequência o pai ou responsável deve clicar na opção “Matrícula Online”. Feito isso basta aguardar o resultado, que terá sua divulgação realizada através da própria plataforma.

Se a vaga não for concedida na escola de preferência do aluno, ele será direcionado para uma instituição próxima à sua residência.

A solicitação de vaga poderá ser realizada de forma presencial ou através da internet. Ao realizar a matrícula através da internet é obrigatório o cadastro do CPF na escola, tanto para os pais, os responsáveis ou se o aluno possuir mais de 18 anos.

Os alunos terão a possibilidade de indicar até três opções de escola, escolhendo a ordem de acordo com sua preferência.

A plataforma Matrículas online PR 2021 também permite que os alunos acessem as seguintes informações:

  • Boletim escolar;
  • Emissão de declaração de matrícula;
  • Solicitação de histórico escolar;
  • Atualização cadastral;
  • Matrícula online.

Calendário de inscrições

calendário matrícula pr 2021

O período de inscrições para as matrículas online de alunos ocorre entre 21 de outubro e 01 de novembro, com a divulgação de resultados no mês de dezembro.

Documentos solicitados na matrícula

Após realizar a matrícula por meio da internet o aluno deverá se dirigir até a escola portando os seguintes documentos:

  • Certidão de nascimento;
  • RG ou certidão de casamento;
  • Comprovante de residência e a fatura do serviço de energia elétrica atualizados;
  • Declaração de escolaridade da instituição de origem ou o histórico escolar. Não ausência destes documentos poderá ser apresentada uma declaração de escolaridade emitida pelo Sere (Sistema Estadual de Registro Escolar);
  • Declaração atualizada de vacinação.

Pré Matrícula Paraná 2021: Cursos

Na rede estadual pública paranaense o aluno pode ingressar em cursos técnicos e profissionalizantes, gratuitamente, durante enquanto cursam o ensino médio de acordo com a seguinte divisão:

  • Curso com integração ao ensino médio: recomendado para alunos que já tenham concluído o ensino fundamental e desejam participar de um curso técnico junto com o ensino médio;
  • PROEJA: são cursos técnicos integrados ao EJA (Educação de Jovens e Adultos) com objetivo de formar profissionais beneficiados pelo EJA;
  • Curso Subsequente ao Ensino Médio: destinado aos estudantes que tenham concluído o ensino médio e desejam começar um curso técnico para se preparar melhor.

Várias instituições de ensino oferecem os cursos técnicos na redes estadual pública paranaense, e em diversas modalidades. É importante que você pesquise os cursos disponíveis antes de realizar a sua escolha.

Leia também:

Meio de contato

Se mesmo após obter tantas informações os alunos ainda possuírem algum tipo de dúvida em relação ao processo de matrícula, é fundamental que entrem em contato com os canais que podem saná-las.

A ouvidoria do Seed Paraná atende através do número 0800 419192 ou do WhatsApp no número (41) 3242-1443.

É importante que antes de iniciar sua matrícula os alunos tenham compreendido com toda clareza cada detalhe do processo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *