Resultado Matrícula Fácil 2021 e alocações dos alunos novos, calendário

Revisado em 4 de outubro de 2020

Fez a sua inscrição e agora quer saber qual é o resultado da Matrícula Fácil 2021 para a rede estadual de ensino público do Rio de Janeiro? Confira este artigo e descubra como funciona, de que forma consultar e também o que fazer depois que sua vaga é concedida.

  1. Resultado primeira fase de alocados
  2. Resultado segunda fase de alocados

São muitos alunos que procuram uma vaga para estudar, entretanto, é preciso observar os critérios, datas e calendários. Pois, a demanda é grande, mas as vagas são limitadas.

seeduc rj
seeduc rj

Se você já realizou a inscrição dentro do período correto, agora é o momento de buscar saber o resultado. Se a sua vaga foi concedida, ou você foi remanejado para outra escola para não ficar sem estudar.

A seguir você verá um passo a passo de como realizar corretamente a consulta e também a importância de efetivar corretamente a sua matrícula. Legal, né?

Quais são as vagas que o você pode acessar na Rede estadual de ensino público do Rio de Janeiro?

alunos novos rede estadual rj

Para o ensino médio tem as seguintes possibilidades:

  • Regular: compreende os 3 anos normais para estudo.
  • Inovador: prioriza a interdisciplinaridade.
  • Técnico em Administração concomitante: é possível que cursando o ensino médio, de forma simultânea tenha também faça o técnico em administração.
  • Curso normal: objetivo de formação de professores.
  • Vocacionado Intercultural
  • Vocacionado Cívico-Militar: escolas geridas por professores e militares.
  • EJA: educação voltada para adultos e jovens.
  • Vocacional Profissionalizante: cursos profissionais oferecidos de forma gratuita na rede estadual de ensino.

Já para o ensino fundamental, o estado atende do 6º ao 9º ano:

  • Regular
  • Vocacional Intercultural
  • EJA para adultos e jovens

Como consultar o Resultado Matrícula Fácil para a Rede Estadual de Ensino Público RJ

Resultado Matrícula Fácil 2021
Resultado Matrícula Fácil 2021

Os resultados das alocações dos novos alunos e transferências devem ser divulgados no site oficial do matrícula fácil 2021.

Geralmente, existem duas alocações. E, os país devem seguir o calendário oficial da SEEDUC RIO e consultar a alocação. Se seu filho ou sua filha não conseguiu uma vaga desejada, você ainda pode se inscrever na segunda fase. E o resultado da segunda alocação pode ser consultado no site.

Para não ter problemas para consultar sua pré-matrícula e inscrição, preste atenção em duas coisas importantes:

Calendário e datas

Existem datas determinadas para cada etapa do processo, desde a inscrição até o período de início das aulas. Observar os prazos importantes, vai garantir que você consiga ter acesso a reserva de vaga, que efetive ela e de fato usufrua da educação.

Quando terminar o período de inscrição, você já pode começar a acessar o site para verificar o resultado. Geralmente, a Secretaria de Educaçãoinforma a data em que haverá a divulgação de resultados, para que se saiba quem teve acesso a vaga ou não, ou então foi remanejado.

Relatório da solicitação inicial e número de inscrição

Logo quando você termina o processo de solicitação de vaga é gerado um número de inscrição. É importante guarda-lo, para depois poder obter informações sob o status de sua solicitação.

Além disso, é importante que você entenda que no relatório final de inscrição, às vezes, também são disponibilizadas informações e avisos importantes. Anote eles, ou os tenha salvo no computador ou smartphone.

Uma vez que você observe corretamente a data de inscrição e consulta, além de ter no mínimo o guardado o número de inscrição anotado, poderá verificar no site se a sua vaga foi concedida.

Passo a Passo para realizar a consulta

consulta inscrição matrícula fácil

Quer saber como entrar no sistema e ver o resultado da sua pré-inscrição? É muito simples fazer isso! Veja a seguir um tutorial para que você acesse suas informações da inscrição e também possa ver o resultado dela, quando estiver disponível.

1º Passo: Acesse o site oficial em http://www.matriculafacil.rj.gov.br/

2º Passo: Agora clique sob “Consulte a sua inscrição”

3º Passo: Escolha entre as duas opções de login,

escolher opção de consulta

  • Com o número de inscrição e data de nascimento, ou
  • CPF do candidato a vaga no ensino estadual do Rio de Janeiro

#Dica: guardar o número de inscrição é especialmente importante quando a criança não tem CPF ainda. Isso porque, se você esquecer ou perder o número de inscrição, a outra opção de login exige CPF.

4º Passo: Insira os dados de login.

5º Passo: Clique sob o botão “Confirmar”

6º Passo: Agora é só verificar suas informações, se já estiver liberada as informações do resultado, aparecerá nesta tela.

Vale lembrar que além disso, você também pode acessar através do site http://www.matriculafacil.rj.gov.br/, menus como:

  1. Altere a sua inscrição: neste menu você encontra uma tela login semelhante com a de consulta, é necessário fazer o login com as mesmas informações. Nela, você pode editar os dados e opções que tenha inserido no sistema anteriormente.
  2. Faça a sua inscrição: Quando o período de inscrições está aberto é neste menu que você pode fazer a solicitação.
  3. Transferência de aluno Seeduc:Uma vez que você já esteja inserido no sistema de ensino da escola pública do estado do Rio de Janeiro, pode solicitar transferência através desde link.
  4. Lista de Escolas:Aqui você pode verificar todas as informações referentes as escolas disponíveis na rede estadual de ensino.

Conclusão e Considerações Finais

Importante salientar que assim que você conferir sua matrícula e ela der bom resultado, você precisa verificar também o período de efetivação da matrícula. Nesta etapa você deverá comparecer a escola onde foi contemplado com a vaga, e levar os documentos necessários para fazer matrícula e ter de fato acesso a vaga.

Por fim, neste conteúdo você ficou informado, sobre quais são vagas que estão disponíveis para que você na rede estadual de ensino público. Além disso, também vimos um passo a passo bem interessante sobre como consultar se sua vaga foi concedida ou não. Legal, não é mesmo?

Depois, também descobrimos que é possível realizar outras operações através do site, como solicitar transferência ou ver a lista de escolas. Sem esquecer da importância de efetivar a matrícula com os documentos.

Gostou das dicas, tutoriais e informações? Compartilhe o artigo nas redes sociais também! 😊

Já sabe onde vai estudar este ano? Achou o tutorial legal? Conta aí pra gente nos comentários!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *