SAC Digital: sistema da Bahia para inscrições, cadastramento e matrícula escolar

Revisado em 10 de novembro de 2020

SAC Digital: sistema da Bahia para inscrições, cadastramento e matrícula escolar na rede estadual de ensino público.

Estuda ou quer estudar na educação pública do Estado da Bahia? Conheça o SAC Digital e descubra como realizar a matrícula sem sair de casa, concorrendo às vagas disponibilizadas pela educação pública estadual.

secretaria de educação do estado bahia

O sistema digital da Bahia permite acesso a diversos serviços pela internet, como: multas de trânsito, consulta do local de eleição solicitação de RG e outros. Entre os serviços disponíveis, o assunto deste conteúdo, a inscrição para se matricular em uma escola da rede estadual.

Público alvo

Ensino fundamental a partir do 1º ano

primeiro ano de aluno em escola publica bahia

O ensino fundamental é de competência do município, mas no estado da Bahia, estão disponíveis na educação estadual. E esse APP sac digital permite que os alunos, pais façam cadastro, e depois, façam pré-matrículas dos novos alunos para rede pública de ensino estadual. Muito fácil e prático. Sem necessidade de ir para escolar e causar algomeração durante pandemia.

E, nesta etapa os alunos aprendem conceitos básicos sobre matemática, português, biologia, física, química, geografia, história, artes e educação física. Durante este período o aluno é estimulado a desenvolver-se e adquirir habilidades adequadas a sua idade.

Geralmente, as pré-matrículas para escolas públicas começam em janeiro e terminam em janeiro de 2021.

Ensino médio

Já no ensino médio o aluno participa dos três anos de desenvolvendo habilidades que o capacitarão a enfrentar o vestibular. E também com habilidades necessárias à vida, como trabalho em grupo e responsabilidades.

EJA

O EJA, Ensino para Jovens e Adultos, também está disponibilizado pelo estado Bahia, através do qual os alunos que não puderam estudar na idade escolar correta, terão a oportunidade de voltar às aulas. As aulas do EJA acontecem no turno da noite, para aqueles que já tem compromisso durante o dia.

O objetivo é facilitar o acesso à educação, já que ela acontece durante a noite e permite que o aluno consiga estudar. Além disso, como todos os outros colegas já são adultos e geralmente trabalham no turno oposto, existe maior identificação.

Como funciona o SAC Digital, quais são os processos educacionais até começo das aulas?

sac digital

Existem processos diferentes dentro da educação, que organizam e que fazem parte do pedido de vaga até a efetivação da matrícula. Confira a seguir como eles funcionam:

Pré-matrícula ou solicitação de vaga

Esta etapa é online, onde os alunos ou os responsáveis por menores, devem acessar o sistema dentro do período de pré-matrícula. Este processo é feito através da internet no sistema ou App do SAC Digital do governo estadual da Bahia.

Durante a pré-matrícula o aluno maior ou o responsável preenche as informações no sistema, escolhe o turno e escola a que quer concorrer a vaga.

Divulgação dos resultados

Uma vez que o processo de pré-matrícula esteja concluso e o período de inscrições já tenha terminado, ocorre a divulgação do resultado. Isto será feito por meio do site, através do qual é possível realizar a consulta ao resultado da solicitação.

Esta fase também acontece de forma digital.

Efetivação da matrícula

Depois que os dados da solicitação de matrícula foram divulgados, você já saberá onde recebeu a vaga. É, nesta etapa que existe a entrega de documentos para que haja efetivação da matrícula.

A efetivação é presencial, e nada mais é do que entregar os documentos e assinar o termo de matrícula. Deve ser feito pelo aluno maior ou o responsável pelo menor, o período disponibilizado para a efetivação deve ser cumprido para que não se perca a vaga.

Renovação ou transferência

A pré-matrícula é destinada a alunos que estão procurando uma vaga no ensino estadual, não cabe aqueles que já participam do ensino público do estado da Bahia. Os processos para se manter na escola ou estudar em outra da mesma rede são, renovação e transferência, respectivamente.

E segundo as estatísticas da secretária de educação do estado BA, mais de 500 mil estudantes fazem re-matrícula na rede por meio de portal sac digital. Baixe o app no seu celular ou tablet e faça o processo agora.

O processo de renovação dura até fim de dezembro, geralmente.

Calendário e como fazer a pré-matrícula 2021 no SAC Digital do estado Bahia

estudantes rede estadual bahia

Veja só as datas importantes, não esqueça de conferir no portal oficial do SAC Digital:

  • até fim de dezembro – renovação de matrículas dos alunos veteranos
  • 20 de janeiro – período para solicitar transferência
  • 21 a 22 de janeiro – para os alunos que vão mudar de escola, para seguir estudando, como os concluintes do 5º ano ou do 9º ano do Ensino Fundamental.
  • 23 de janeiro – solicitação de matrícula para o ensino fundamental
  • 24 a 27 de janeiro – solicitação de matrícula para o ensino médio

Fique atento aos períodos corretos que são divulgados na página oficial do SAC Digital Bahia, em endereço eletrônico aqui. Vale lembrar que tanto o sistema quanto o aplicativo tem diversas funções, onde existe todo um atendimento ao público.

No SAC Digital o cidadão baiano tem acesso desde marcar atendimento, médico, fazer o CPF online, imprimir documentação de veículos e também o processo de pré-matrícula online.

Quem leu este artigo também gostou:

Tutorial de como fazer a pré-matrícula utilizando o SAC Digital

pré-matrícula 2021 BA via sac digital
pré-matrícula 2021 BA via sac digital

Confira a seguir como fazer a sua solicitação de vaga pela internet.

1º Acesse o sistema pelo endereço eletrônico aqui ou baixe o App disponível para Android e IOS.

2º Antes de realizar a pré-matrícula é necessário que o aluno ou responsável faça o cadastro, tanto no portal quanto no aplicativo existe um botão “Cadastre-se”.

botão - cadastre-se

3º Informe os dados do responsável (se for o caso) e do aluno, desde informações:

formulário de matrícula BA 2021

  • Nome completo
  • CPF e RG
  • E-mail, telefone e dados de contato
  • Endereço
  • Série para a qual procura vaga
  • Escola que pretende começar a estudar

#Dica: Informe um e-mail que você utilize e lembre da senha, para quando for enviado um aviso ou confirmação de dados, você possa estar informado.

#Dica: No sistema do SAC Digital, antes de você faça sua pré-matrícula 2021 BA é possível pesquisar quais são as escolas que estão perto da sua região ou as que oferecem a vaga na série e turno que você procura.

4º Depois de fazer a pré matrícula é necessário acompanhar o site principal, seu e-mail e telefones cadastrados, para saber se obteve a vaga para escola e turno que fez a solicitação.

5º Uma vez tenha recebido a vaga, é necessário efetivar a matrícula comparecendo à escola, com os seguintes documentos, original e cópia:

  • RG ou certidão de registro civil
  • CPF
  • Carteirinha de vacinação, para alunos até 18 anos
  • Histórico escolar
  • Comprovante de residência (conta de água, luz, IPTU, telefone, contrato de aluguel…)

Enfim, hoje neste conteúdo você descobriu como funciona a pré-matrícula para a rede estadual de ensino da Bahia, através do SAC Digital. Legal, não é mesmo? Não esqueça de compartilhar nas redes sociais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *