SIEPE – portal de educação PE, cadastre-se, login

Revisado em 29 de outubro de 2020

SIEPE é o acrônimo para Sistema de Informações da Educação de Pernambuco. É um órgão estadual criado com o objetivo de regulamentar alguns aspectos da educação, além de ser uma ferramenta muito útil e importante para professores e alunos, em termos de materiais disponíveis. Nessa iniciativa, você encontra diversas informações relevantes, como boletins escolares, quadros de horários, enquetes, recados para a família e muito mais.

secretaria da educação pernambuco

A proposta é unificar todas essas informações importantes dentro das instituições que são regidas pelo estado em um só local, sendo ele digital e de fácil acesso. Todas as pessoas envolvidas, de alguma forma, nas escolas, podem realizar seu cadastro: familiares, alunos e professores.

O SIEPE é considerado uma política pública de extrema importância, já que dá a possibilidade de que todas as notícias, dados e informações das instituições estaduais de Pernambuco constem em apenas um lugar. Além disso, seu acesso é fácil – via site ou aplicativo – e pode ser feito sem maiores dificuldades.

Se você é de Pernambuco, possui alguma ligação com a escola – sendo aluno, familiar ou educador – e ainda não possui cadastro no SIEPE, confira abaixo como se cadastrar para obter todos os benefícios desse órgão.

Regulamentação das atividades remotas (Educação à Distância)

alunos da escola pública no PE

Com a pandemia do coronavírus, diversos setores precisaram se adaptar a uma nova realidade, muito mais digital e complexa. Nesse sentido, o SIEPE foi de extrema importância para garantir o acesso dos estudantes da rede estadual de Pernambuco às suas atividades domiciliares e às suas aulas à distância.

É uma plataforma que possui um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) que pode ser acessado para que o usuário consiga verificar o que está disponível. Além disso, alguns cursos extras e profissionalizantes também estão disponíveis aí. São materiais, livros, podcasts, fichas e diversos outros recursos que funcionam como facilitadores da aprendizagem dos alunos do estado.

No início das atividades remotas, inclusive, o Governo de Pernambuco chegou a gastar 23 milhões de reais para contemplar seus estudantes e professores com rede gratuita para o acesso às aulas à distância.

Os professores, por sua vez, devem colocar todas as tarefas e suas aulas na plataforma, utilizando-a em parceria com o Google Classroom, outro recurso que o governo optou por utilizar.

O site do SIEPE é o espaço onde todas essas informações estão organizadas e disponibilizadas para quem precisar. Diversos instrumentos estão disponíveis para os alunos, desde as atividades a serem realizadas até a realização das matrículas.

Controle e verificação do aluno

Um dos benefícios mais significativos do SIEPE é o fato de que os estudantes conseguem consultar diversas informações relevantes para sua caminhada escolar. Entre elas, estão disponíveis o boletim e as notícias publicadas sobre as instituições.

O estudante consegue acessar os conteúdos informacionais das escolas estaduais e também podem acessar sites de estudos, álbuns de fotos e mais informações sobre cada instituição. O site, além de tudo, faz um levantamento completo sobre quais são os conteúdos mais acessados pelos alunos cadastrados e aqueles que não são tão prestigiados assim.

Como posso me cadastrar no SIEPE?

cadastro no siepe pe

O cadastro nessa plataforma é bem simples. Para começar, você precisa acessar o site do SIEPE, e você pode fazê-lo clicando aqui. Ao lado dos campos login e senha, no canto superior esquerdo da página, você encontra a opção CADASTRE-SE.

Ao clicar nessa opção, você vai precisar informar seu papel: responsável, educador ou aluno. O cadastro do estudante pode ser realizado com o número de CPF ou da matrícula; o educador só precisa do seu CPF e o responsável precisa das suas informações e da criança que está representando ali.

Basta completar as informações solicitadas para ter acesso à plataforma e conseguir visualizar alguns conteúdos importantes, como os boletins, quadro de disciplinas e recursos oferecidos.

Como funciona o acesso ao SIEPE depois do cadastro?

Caso você já tenha feito seu cadastro no portal SIEPE, fica fácil de acessar o site. No canto superior esquerdo, você encontra os campos para login e senha. Se você optar pelo acesso via celular, também é possível: o aplicativo da plataforma está disponível para Android e para iPhone.

Todos esses meios de acesso foram pensados para que os estudantes tenham um acesso mais facilitado e prático à plataforma disponibilizada. A ideia é, de fato, democratizar o acesso aos conteúdos, atividades e até mesmo às ferramentas que estão ali.

Como posso acessar meu boletim no SIEPE?

boletim escolar penambuco

Se você é um aluno ou responsável e deseja acessar o boletim escolar a partir do site do SIEPE, o procedimento é muito fácil. Em primeiro lugar, você precisa criar uma conta (conforme passos descritos acima) e fazer o login com o usuário e a senha que você inscreveu no próprio site ou no aplicativo.

Para acessar o boletim, basta clicar na aba “boletim online” e verificar as notas obtidas.

Além disso, Seduc PE também permite que os alunos e pais baixarem o aplicativo do Siepe direto para seu ipad e iphone. Com um app no seu móvel, tudo será bem mais fácil. Favor leia o tutorial passo a passo seguinte, e entenda como pode baixar esse app muito útil para você durante o todo ensino fundamental.

app siepe
Baixar, instalar APP SIEPE no seu iphone, ipad

Como faço minha matrícula ou do meu filho pela plataforma?

site da educação estado pe

Essa é outra funcionalidade incrível do SIEPE: permitir que a matrícula seja feita de forma virtual. Para fazê-la, basta acessar o site clicando aqui e seguir as etapas da matrícula descritas nessa página.

Quais são as funções para educadores?

Se você é professor do estado de Pernambuco, também consegue se beneficiar através do SIEPE. Os diários de classe podem ser acessados e editados através da plataforma. Além disso, você tem acesso aos alunos das turmas e consegue disponibilizar materiais complementares para eles.

Quem leu este artigo também gostou:

Papel do governo de Pernambuco durante a pandemia

Uma das ações que mais chamou atenção pelo Brasil todo foi a responsabilidade e o oferecimento de recursos que surgiu do estado de Pernambuco durante a pandemia e consequente necessidade da adaptação das aulas para a modalidade remota.

Além da organização do SIEPE como ferramenta para organização e regulamentação das atividades enviadas aos alunos, o governo também conseguiu garantir o acesso de todos estudantes à rede por conta do programa “Conecta aí”. É uma iniciativa da Secretaria de Educação e Esportes que patrocina os dados móveis daqueles que precisam para o acesso do próprio Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) do SIEPE e do próprio Google Classroom, plataforma utilizada para as aulas em Pernambuco.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *