Vestibular ETEC 2021: conheça os detalhes do processo seletivo

Última atualização em

A Escola Técnica Estadual – ETEC, através de seu vestibular seleciona novos alunos para todos os cursos por ela oferecidos. O vestibular 2021 é um processo de avaliação de conhecimentos dos candidatos,que precisarão atingir a nota estabelecida pela instituição para obter a vaga do curso ambicionado.

Por isso vamos, através deste artigo trazer maiores informações sobre o vestibular ETEC 2021, apresentando em detalhes os cursos oferecidos, os candidatos aptos às inscrições, a metodologia da prova, o calendário, o processo de inscrição e como descobrir o resultado do processo.

Conheça a ETEC

etec logo
Escola Técnica Estadual

ETEC é uma sigla que significa Escola Técnica Estadual. A instituição, administrada pelo governo do estado de São Paulo possui diversas unidades espalhadas pelo estado. Esta instituição oferece ensino técnico, médio e técnico com integração ao médio.

O foco da ETEC está na qualificação e formação de jovens, direcionados ao mercado de mercado, ainda durante o curso do ensino médio regular. Desta forma este jovens conseguem se preparar de maneira a conseguir destaque em comparação à outros profissionais. Porém engana-se quem pensa que apenas os estudantes de ensino médio possam realizar os cursos da ETEC. Mesmo após a conclusão do ensino médio é possível se se submeter ao vestibular para concorrer às vagas disponíveis.

Critérios para inscrição no vestibular ETEC 2021

quem pode se inscrever
quem pode participar

Da mesma forma que os vestibulares de faculdades e universidades, os candidatos aos cursos da ETEC precisam atender à alguns critérios, que variam de acordo com o cursourso pretendido.

Os candidatos que desejam concorrer às vagas dos cursos do Ensino Técnico nas modalidades presencial, semi presencial ou EAD, precisam ter concluído o ensino médio regular ou estar cursando o 2° ou 3° ano.

Para os candidatos às vagas dos cursos do Ensino Técnico integrado ao Médio na modalidade Educação de Jovens e Adultos precisam apresentar certificado de conclusão do ensino fundamental e possuir 18 anos ou mais no momento de se matricular.

Aqueles que realizaram o ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio precisam apresentar um certificado ou declaração de conclusão referente ao Ensino Médio expedido pelo órgão responsável, ter alcançado na prova objetiva no mínimo 450 pontos e não ter zerado a nota de redação.

Os candidatos aos cursos de especialização devem comprovar a conclusão do Ensino Médio e do Ensino Técnico associado ao curso de especialização desejado.

Por fim, os candidatos às vagas remanescentes precisam comprovar a conclusão do Ensino Médio e possuir experiência profissional nas áreas dos cursos técnicos pelos quais estiverem interessados.

Cursos oferecidos pela ETEC

sala de aula etec
Cursos oferecidos pela ETEC

As ETECs oferecem cursos em diversas áreas de procurando atender à maior variedade possível de interesses. Aos principais cursos oferecidos são:

  • Administração;
  • Automação Visual;
  • Comunicação visual;
  • Design;
  • Farmácia;
  • Informática;
  • Mecatrônica;
  • Meio ambiente;
  • Paisagismo;
  • Processos fotográficos;
  • Programação de jogos digitais;
  • Recursos humanos;
  • Rede de computadores;
  • Secretariado;
  • Suporte de informática;
  • Técnico em enfermagem.

Prova do vestibular

foto de unidade etec

O vestibular da ETEC, que ocorre em dezembro e também obedece alguns critérios para aplicação das provas.

Estes critérios são determinados de acordo com a modalidade de curso escolhida pelos candidatos.

O processo seletivo para acesso ao 1° módulo dos cursos do Ensino Técnico, nas modalidades presencial, semipresencial e online será composto por uma prova com 50 questões.

Já o processo seletivo para acesso aos cursos de especialização técnica de nível médio e cadastro de reserva para as vagas remanescentes do 2° módulo será aplicada uma prova com 30 questões.

Todos os detalhes sobre as provas também pode ser conferido através do manual do candidato, onde você também encontra informações mais detalhadas em relação a cursos mais específicos.

Calendário ETEC 2021

O calendário com as etapas que compõem o vestibular da ETEC, realizado anualmente,contempla as seguintes datas:

  • 11/10 à 15/10: período de inscrição para redução na taxa de inscrição;
  • 16/10 à 14/11: período correspondente às inscrições gerais;
  • 11/12: data de divulgação dos locais onde serão realizadas as provas;
  • 15/12: data de realização do exame nas unidades da ETEC e também da liberação do gabarito oficial no site da instituição após a realização da prova;
  • 17/12: data de divulgação da lista com todos os aprovados no vestibular;
  • 21/01 a 22/01: data para realização de matrículas dos convocada na 1ª lista;
  • 23/01 a 24/01: período de liberação da 2ª de convocação.

Recomendamos o máximo de atenção em relação às datas para que não tenha problema em alguma etapa.

Inscrições vestibular ETEC 2021

Inscrições vestibular ETEC 2021
Inscrições vestibular ETEC 2021

Conforme já abordado no tópico anterior, o período de inscrições do vestibular da ETEC ocorre de 11/10 à 14/11.

Site para inscrições online: https://www.vestibulinhoetec.com.br/

As inscrições deverão ser realizadas no site oficial da ETEC na internet, em um processo simples.

Após acessar o site da ETEC você deve localizar a opção para inscrição. Em seguida preencha o formulário disponibilizada, informando além de seus dados pessoais a Etec / Extensão de Etec, o período e curso desejado e as informações em relação ao Sistema de Pontuação Acrescida, como afrodescendência e escolaridade pública.

Após o preenchimento dos dados é necessário finalizar a inscrição realizando a emissão do boleto para pagar a taxa de inscrição.

A taxa de inscrição de R$ 30,00 deverá ser paga nas datas informados no calendário do vestibular, somente em dinheiro e no banco que seja de sua preferência.

A participação no processo seletivo da ETEC só será possível mediante o pagamento da taxa de inscrição.

Quem leu esse artigo também gosta:

Resultado do vestibular

Através da área do candidato, que deve ser acessada através de CPF e senha, o candidato poderá conferir o resultado da prova.

Também no site da ETEC é possível ter acesso à provas passadas. Esta é uma forma de você se familiarizar com a estrutura da prova e tentar reduzir ansiedade. Esta informação também ajudará durante o seu período de estudos para a prova, o que pode ser um facilitador. Como você pode perceber, o processo seletivo da ETEC não chega a ser tão extenso quanto o vestibular das tradicionais universidades mas é uma prévia muito próxima.

É fundamental estabelecer um plano de estudos para que você consiga realizar a prova com a tranqulidade necessária para ser aprovado.

Contato Vestibular ETEC

Capital e Grande São Paulo: (11) 3471-4071

Demais localidades:0800 772 2829

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *